Análise da sonoridade em Ressonâncias de Marisa Rezende: uma abordagem a partir da performance

Bibiana Bragagnolo, Didier Guigue

Resumo


Neste artigo será apresentada uma análise da sonoridade na peça Ressonâncias (1983), de Marisa Rezende, onde o objetivo central foi a inserção de elementos advindos da performance na análise. Em um primeiro momento, foram identificados os elementos essenciais para a construção da sonoridade nesta interpretação da peça, sendo eles: uso dos pedais, utilização dos registros e toque pianístico. Vistos estes elementos centrais, segue a análise propriamente dita, onde, a partir dos conceitos de Guigue (2011) a respeito da análise da sonoridade, tais elementos serão verificados através de dados obtidos a partir de uma gravação da peça, executada pela pianista e primeira autora deste artigo. O material analisado consiste em dados MIDI e áudio, dos quais informações sobre velocity, valor Q, centroide espectral e espectrograma foram extraídas. Os resultados preliminares mostraram esta metodologia experimental como uma possibilidade válida na inserção da performance na análise musical.

Palavras-chave


Análise da sonoridade; performance; piano; pesquisa artística.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.20504/opus2017c2310

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ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )