A prática do buzzing no ensino dos instrumentos de metal

Raphael Rodrigues da Silva, Paulo Adriano Ronqui

Resumo


O presente artigo traz um olhar sobre a prática do buzzing no ensino e aprendizado dos instrumentos de metal, considerada fundamental por relevantes instrumentistas e pesquisadores dessa área, nacionais e internacionais, mas pouco utilizada entre professores e alunos no Brasil.Consciente da falta de informação e formação sobre a utilização do buzzing, o presente artigo visa contribuir com a contextualização e a aplicabilidade técnica e didática desse procedimento no ensino e aprendizado dos instrumentos de metal.


Palavras-chave


Buzzing; Instrumentos de metal; Ensino de música;

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Elisabete. Reserve um tempo ao alongamento. Associação Paulista de Medicina. Site oficial. Disponível em: http://www.apm.org.br/artigos-conteudo.aspx?id=67. Acesso em: jun. 2015.

ANJOS Jr., Marcos. Programa de aquecimento para tuba. Revista Weril, n. 134, p. 51-52, 2004.

BAPTISTA, Paulo Cesar. Metodologia de estudo para trompete. 2010. Dissertação (Mestrado em Musicologia). Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2010.

BELTRAMI, Clóvis Antonio. Estudos dirigidos para grupos de trompetes: fundamentos técnicos e interpretativos. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, 2008.

CONFORZI, Igino. Sviluppo e potenziamento della muscolatura facciale. Copyright by UT Orpheus Edizioni, Bologna, 1997.

GUARNERI, Mario. BERP. Disponível em: www.berp.com. Acesso em: 19 jun. 2011.

MACBETH, Carlton. The Original Louis Maggio System for Brass. Noth Hollywood: Maggio Music Press. 1975.

MUNRO, Marth; LARSON, Maren. The Influence of Body Integration on Voice Production. Journal of Singing, v. 53, n. 17, p. 17-24, 1996.

POPER, Roy. Roy Poper's Guide to the Brasswind Methods of James Stamp. Los Angeles: Balquhidder Music, 1995.

RAY, Sonia e MARQUES, Xandra Andreola. O alongamento muscular no cotidiano do performer musical: estudos, conceitos e aplicações. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 15. , 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UNIRIO, 2005. p. 1220-1229.

RONQUI, Paulo Adriano. Levantamento e abordagens técnico-interpretativas do repertório para solo de trompete escrito por compositores paulistas. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2002.

_______. Sugestão de rotina de estudos clínicos. Apostila do curso de trompete da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. [s.n.]: [s.n.], 2012.

SANTOS, Edgar Baptista. Introdução ao Estudo do Som Pedal. Apostila do curso de trompete do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”. Tatuí: [s.n].[s.n].

SIMÕES, Naílson de A. Uma abordagem técnico-interpretativa e histórica da Escola de Trompete de Boston e sua influência no Brasil. Tese (Professor Titular). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro, 1997.

TEIXEIRA, Clarissa S.; KOYHE, Fausto; PEREIRA, Érico; MORO, Antônio R. P.; MERINO, Eugenio A. D. Trabalho e prática de exercícios físicos: o caso de músicos de orquestra. Lecturas: Educacion Fisica y Deportes: Revista Digital, Buenos Aires, año 13, n. 130, mar. 2009. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd130/exercicios-fisicos-o-caso-de-musicos- de-orquestra.htm. Acesso em: 30 maio 2013.

THOMPSON, James. The Buzzing Complete Method Book. Switzerland: Éditions BIM, 2001. VALENTE, Regia. O trompete versátil do “Nego Véio”. Revista Sax & Metais, [s.n] 2006. Disponível em: http://www.maritaca.art.br/news/sax%26metais_walmirgil. html. Acesso em: 31 maio 2013.

WORD REFERENCE. Dicionário. [s.l.]: [s.n.]. Disponível em: http://wordreference.com. Acesso em: 9 fev. 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



 
OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )