A produção de conhecimento em Educação Musical no Brasil: balanço e perspectivas

Regina Marcia Simão Santos

Resumo


Considera a produção de conhecimento em Educação Musical no Brasil a partir das comunicações de pesquisas científicas realizadas nos encontros nacionais e regionais da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) nos anos 2000 a 2002. Apresenta as direções e dimensões desse debate, que repercute também nos Grupos de Trabalho que foram se constituindo nos referidos encontros. Faz um balanço das temáticas e destaca pontos críticos que importam na avaliação interna realizada pelas instituições de ensino e pesquisa em Educação Musical. Considera as perspectivas que se desdobram na área de Educação Musical hoje, podendo indicar políticas para a pesquisa. 


Palavras-chave


Produção de conhecimento; Educação Musical; Políticas para a pesquisa.

Texto completo:

PDF

Referências


ABEM, Caderno de Resumos e Programação. IX Encontro Anual da ABEM, outubro de 2000, Belém, PA. Currículo de Música e Cultura Brasileira

ABEM, Caderno de Resumos e Programação. X Encontro Anual da ABEM, outubro de 2001, Uberlândia, MG. Educação Musical hoje: múltiplos espaços, novas demandas profissionais.

ABEM, Caderno de Resumos e Programação. XI Encontro Anual da ABEM, outubro de 2002, Natal, RN. Pesquisa e Forrmação em Educação Musical.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. GT Ensino Fundamental e Médio (relatora). IN: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL,10, 2001, Uberlândia. Anais. P Alegre: ABEM, 2001, p. 105-109

BEYER, Esther. A pesquisa em Educação Musical: esboço do conhecimento gerado na área. IN: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 09, 1996. Anais. Rio de Janeiro: ANPPOM, 1996, p. 74-79

___________. GT Educação Infantil (relatora). IN: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL,10., 2001, Uberlândia. Anais. P Alegre: ABEM, 2001, p. 111-113

BRAGA, Lia. GT Ensino Profissionalizante (relatora). IN: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL,10., 2000, Belém. Anais. P Alegre: ABEM, 2000, p. 151-154

DEMO, Pedro. Conhecer & Aprender - sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

FERNANDES, José Nunes. Pesquisa em Educação Musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Educação. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.5, p. 45-57, set. 2000

GROSSI, Cristina. GT Educação Musical “Informal” (relatora). IN: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL,10., 2001, Uberlândia. Anais. P Alegre: ABEM, 2001, p. 95-98

HENTSCHKE, Liane. O papel da universidade na formação de professores: algumas reflexões para o próximo milênio. IN: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL,09., 2000, Belém. Anais. P Alegre: ABEM, 2000, p. 79-90.

KLEBER, Magali. GT Licenciaturas (relatora). IN: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL,09., 2000, Belém. Anais. P Alegre: ABEM, 2000, p. 155-158

_______________. GT Ensino Superior (relatora). IN: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL,10., 2001, Uberlândia. Anais. P Alegre: ABEM, 2001, p. 99-102

LÉLIS, Cláudia. GT Educação Musical Especial (relatora). IN: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL,10., 2001, Uberlândia. Anais. P Alegre: ABEM, 2001, p. 115-116

MONTANDON, Maria Isabel. GT Ensino Profissionalizante (relatora). IN: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL,10., 2001, Uberlândia. Anais. P Alegre: ABEM, 2001, p. 103-104

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Exigências democráticas / exigências pedagógicas: implicações para o currículo. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 29, n. 148, p.16-21, 2000.

PENNA, Maura. Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa. Revista da ABEM, Porto Alegre, n..7, p.7-19, setembro 2002

PERRENOUD, Philippe. Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artmed, 1999

RAY, Sonia. GT Performance e Pedagogia de Instrumentos (relatora). IN: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL,10., 2001, Uberlândia. Anais. P Alegre: ABEM, 2001, p. 121-126

SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed,. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SANTOS, Regina Marcia Simão. A Universidade Brasileira e o Projeto Curricular dos Cursos de Música frente ao panorama Pós-Moderno. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.8, p. 63-68, março 2003

SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1991.

SCHÖN, Donald A Educando o Profissional Reflexivo – um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SOUZA, Jusamara. A pesquisa em Educação Musical. IN: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA,10., 1997, Goiânia. Anais. ANPPOM, 1997, p. 49-53

______________. GT Pós-Graduação em Música (relatora). IN: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL,09., 2000, Belém. Anais. P Alegre: ABEM, 2000, p. 147-149

______________. GT Pós-Graduação (relatora). IN: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL,10., 2001, Uberlândia. Anais. P Alegre: ABEM, 2001, p. 117-119

TARDIFF, Maurice. Saberes Profissionais dos Professores e Conhecimentos Universitários: elementos para um epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, 2000, p. 05-24.

ZAGONEL, Bernadete. GT Ensino Superior - Bacharelado (relatora). IN: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL,09., 2000 Belém. Anais. P Alegre: ABEM, 2000, p. 143-145


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



 
OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )