Corpo percussivo e som em movimento: a prática da música corporal

Amanda A. Goes

Resumo


Este artigo visa abordar e apresentar aspectos que permitam explorar o conceito de música corporal, bem como um breve mapeamento sobre os principais grupos que utilizam este conceito diretamente nas suas práticas musicais, falando também sobre a visibilidade da prática em relação aos eventos culturais e performativos.
Também se abordará o processo de concretização e externalização da música corporal, partindo da intenção de desconstruir a ideia de instrumentalização do corpo, e nesse sentido, trazer o questionamento: o que, na música e em música, não é um processo musicorporal onde mente e corpo jamais serão desintegrados e os processos cognitivos musicais sejam desenvolvidos inicialmente pelas percepções corporais em diálogo com o mundo.


Palavras-chave


Percussão corporal; Música corporal; Mente incorporada;

Texto completo:

PDF

Referências


KATZ, Helena; GREINER, Christine. A natureza cultural do corpo. Lições de Dança 3, Rio de Janeiro, v. 3, p. 77-102, 1998.

________. Corpo e processos de comunicação. Revista Fronteiras - Estudos midiáticos, São Paulo, n. 2, p. 65-74, 2001.

MENDES, Maria Isabel de Souza; NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. Corpo, natureza e cultura: contribuições para a educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 125-137, 2004.

NARANJO, Francisco Javier Romero. Science and Art of Body Percussion: A Review. Journal of Human Sport and Exercise, Alicante, v. 8, p. 442-457, 2013.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. Estudos de psicologia, Natal, v. 13, n. 2, p. 141-148,

_______. Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo. Educação Social, Campinas, v. 26, n. 91, p. 599-615, 2005.

PEDERIVA, Patrícia Lima. A relação músico-corpo-instrumento: procedimentos pedagógicos. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, p. 91-98, 2004.

SANTIAGO, Patrícia Furst. Dinâmicas corporais para a educação musical: a busca por uma experiência musicorporal. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 19, p. 45-55, 2008.

STOROLLI, Wânia Mara. O corpo em ação: a experiência incorporada na prática musical. Revista da ABEM, Londrina, v. 19, n. 25, p. 131-140, 2011.

VARELA, Francisco; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. The Embodied Mind: Cognitive Science and Human Experience. England: MIT Express, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



 
OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )