Análise musical de Regard de l’Onction terrible, de Olivier Messiaen: contexto, simbologia, forma e performance

Aline da Silva Alves, Adriana Lopes Moreira

Resumo


Este artigo aborda a obra Vingt regards sur l'Enfant Jésus, de Olivier Messiaen, com foco em sua décima oitava peça, Regard de l'Onction terrible. Nosso objetivo principal foi realizar uma análise musical da peça, contextualizando-a através de referências ao simbolismo que envolve sua composição, à forma e a aspectos da performance, com base em nosso estudo atento da partitura, tanto ao piano como textualmente. Para tanto, utilizamos considerações do próprio compositor (MESSIAEN, 1944, 1947, 1995, 1994) em interlocução com os estudos da musicóloga Siglind Bruhn (1997, 2007), com a Teoria do Contorno apresentada por Straus (2005), e com as considerações díspares anteriormente publicadas a respeito de sua forma, propostas por Reverdy (1978), Rogosin, (1996), Bruhn (1997) e Healey (2013). Na conclusão, destacamos a simetria como um elemento marcante da peça, nos âmbitos formal, estrutural e simbólico.

Palavras-chave


Olivier Messiaen. Análise musical. Performance musical. Música do século XX. Vingt regards sur l'Enfant Jésus.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20504/opus2017a2301

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ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )