Da perspectiva histórica da epistemologia da educação musical escolar: uma análise sobre os saberes musicais na Revista da ABEM e na OPUS – Revista da ANPPOM

Thaís Lobosque Aquino

Resumo


Parte de tese de doutorado voltada à investigação teórica dos saberes musicais nas escolas brasileiras de educação básica (AQUINO, 2016), este artigo dedica-se a examinar a perspectiva histórica da epistemologia da educação musical escolar, por meio de análise de conteúdo em pesquisa bibliográfica (FREIRE, 2010) sobre como os pesquisadores e estudiosos vêm construindo os modos de pensar a educação musical escolar em artigos de dois periódicos representativos do campo, a Revista da ABEM e a OPUS – Revista da ANPPOM. O estudo também se baseou em entrevistas semiestruturadas (MANZINI, 2004) com os respectivos presidentes da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). A constatação de que a epistemologia da educação musical escolar esteja enfraquecida nas publicações analisadas, longe de conduzir a posturas conformistas, tem potencial para inspirar a educação musical a uma reflexão viva sobre si mesma, de modo a alavancar o delineamento de pressupostos epistemológicos cada vez mais significativos.

Palavras-chave


Epistemologia da educação musical. Saber musical escolar. Educação básica. Revista da ABEM. OPUS-Revista da ANPPOM.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20504/opus2017a2310

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ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )