A integração das atividades de extensão e pesquisa ao ensino e estudo diário como solução para a formação de violoncelistas de alto desempenho na UFRN

Fabio Soren Presgrave

Resumo


Desde 2008, os alunos de violoncelo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vêm desenvolvendo atividades de extensão e pesquisa de forma contínua e como parte dos seus cotidianos acadêmicos. Essas atividades têm sido de fundamental importância para a formação de violoncelistas que recentemente conseguiram acesso à carreira acadêmica e posições de destaque no cenário nacional e internacional. Dentre essas atividades estão o grupo de violoncelos, eventos com professores convidados, cursos de iniciação ao violoncelo e atividades voltadas à pesquisa. Este trabalho apresenta uma solução para o desafio da formação de performers de alto desempenho a partir da integração do estudo diário com as ações de extensão e pesquisa.

Palavras-chave


Ensino de violoncelo. UFRN. Extensão e pesquisa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20504/opus2016b2219

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