A obra teórica de Francesco Geminiani (1687-1762)

Marcus Held

Resumo


Nascido em Lucca, Itália, em 1687, Francesco Geminiani foi discípulo de Alessandro Scarlatti e de Arcangelo Corelli em Roma. Em 1714, radicou-se em Londres, e, lá, guiou a construção do gosto musical inglês, tendo sido reconhecido como violinista virtuose, bem como compositor e professor destacados. Ao final de sua vida, dedicou-se à elaboração de seis tratados musicais: Rules for Playing in a True Taste (1748), A Treatise of Good Taste in the Art of Musick (1749), The Art of Playing on the Violin (1751), Guida Armonica (1752), The Art of Accompaniament (1754) e The Art of Playing the Guitar or Cittra (1760). Embora breves, seus textos demonstram o domínio do escritor sobre a linguagem da música instrumental, e discutem conceitos fundamentais da performance musical, aliando-os a preceptivas retóricas amplamente abordadas por teóricos setecentistas, como o gosto. Neste artigo estudaremos cada obra individualmente, ressaltando suas características históricas, textuais e musicais, bem como as diversas qualidades que este músico demonstrou dominar.


Palavras-chave


Música instrumental do século XVIII. Tratados musicais do século XVIII. Francesco Geminiani. Estilos musicais no século XVIII.

Texto completo:

PDF

Referências


ARNOLD, Frank Thomas. The Art of Accompaniament from a Thorough-Bass. 2. ed. New York: Dover, 1965.

BOYDEN, David D. Introduction to Geminiani’s The Art of Playing on the Violin. London: Oxford University Press, 1952.

______. The History of Violin Playing From its Origins to 1761 and its Relationship to the Violin and Violin Music. New York: Oxford University Press, 1990.

BREMNER, Robert. Frontispício ao tratado de Geminiani. In GEMINIANI, Francesco. The Art of Playing the Guitar or Cittra. Edinburg,1760.

BURNEY, Charles. A General History of Music. New York: Harcourt, Brace and Company, 1935 [1789]. 2 v.

CARERI, Enrico. Francesco Geminiani (1687-1762). New York: Oxford University Press, 1995.

DART, Thurston. The Cittern and its English Music. The Galpin Society Journal, v. 1, p. 46-63, mar. 1948.

DONINGTON, Robert. Introduction to Geminiani’s Treatise of Good Taste in the Art of Music. London: Da Capo Press, 1969.

GEMINIANI, Francesco. Rules for Playing in a True Taste. London, 1748.

______. A Treatise of Good Taste in the Art of Music. London: 1749.

______. Guida Armonica. London, 1752. 2 v.

______. The Art of Acompaniament. London, 1754. 2 v.

______. The Art of Playing on the Violin. London, 1751.

______. The Art of Playing the Guitar or Cittra. Edinburg,1760.

GRIJP, Louis Peter. Fret Patterns of the Cittern. The Galpin Society Journal, v. 34, p. 62-97, mar. 1981.

HAWKINS, John. A General History of the Science and Practice of Music. London: Dover Publications, 1963 [1776]. 2 v.

JOHNSON, John. Lista de Publicações. In GEMINIANI, Francesco. The Art of Acompaniament. London, 1754. Frontispício.

REESE, Gustave. Music in the Renaissance. New York: W. W. Norton Company, 1959.

WINTERNITZ, Emanuel. The Survival of the Khitara and the Evolution of the English Cittern: A Study in Morphology. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, v. 24, n. 3/4, p. 222-229, jul.-dez. 1961.




DOI: http://dx.doi.org/10.20504/opus2016a2211

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



 
OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )