CONHECEDORES E AMADORES NA CRÍTICA SETECENTISTA À MÚSICA DE HAYDN

Monica Lucas

Resumo


O presente artigo recobra a trajetória de aceitação da música de Haydn no século
XVIII, através da leitura de artigos setecentistas de jornal e revista. Neles, percebe-se o enfraquecimento do ideal retórico do decoro, que norteou a produção musical entre os séculos XV e XVIII, em prol de um julgamento artístico mais centrado na percepção sensorial da Beleza (objeto de estudo da Estética, então nascente). Essa mudança se reflete na dualidade proposta pela crítica entre ouvintes conhecedores (dos critérios retóricos) e amadores (que sentem a Beleza). A música de Haydn, tida como prazerosa tanto para conhecedores quanto para amadores, pode ser compreendida como um equilíbrio único entre paradigmas teóricos distintos no final do século XVIII.


Palavras-chave


Retórica; Estética; Música Setecentista.

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OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )