ASPECTOS DE TRANSFORMAÇÃO TEMÁTICA NO “NOTURNO” PARA O III ATO DE CONDOR DE CARLOS GOMES

Marcos Pupo Nogueira

Resumo


O trabalho analisa a estrutura temática do prelúdio sinfônico que Carlos Gomes escreveu para o terceiro e último ato, o “Noturno”, da ópera “Côndor”. Aponta a tendência do compositor para uma escrita que integra os temas por meio de transformações de motivos básicos, algo também presente em outras peças orquestrais de suas óperas. A peça em questão, embora breve, se aproxima de um tipo de sinfonismo europeu do final do século XIX, no qual a escrita temática é bastante coesa. Gomes, além disso, se afasta de um sinfonismo muito atrelado à mera vocalidade e ao cantabile característicos da ópera italiana do final do século XIX.


Palavras-chave


Motivos básicos; Ópera; Prelúdio Sinfônico

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Í. G. V. Álbum de Recortes. Setor de Música, Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, s.d.

CATALANI, A. La Wally (partitura orquestral do prelúdio do IV Ato. Milão: Ricordi. s.d. (cópia manuscrita)

GOMES, C. Condor (partitura orquestral). s.l., s.d. Fonte: Arquivo do Museu Histórico Nacional - Rio de Janeiro. (manuscrito autografado)

GOMES, C. Condor. (partitura vocal).s.l.: Ricordi, 1986.

KIMBELL, D. Italian Opera. Cambridge: Cambridge, 1991. 684p

MURICY, A. Côndor. Revista Brasileira de Música. (Rio de Janeiro), Vol. III, fasc.2, p.300- 307,1936.

NOGUEIRA, M. P. Carlos Gomes, Um compositor Orquestral: os prelúdios e sinfonias de suas óperas (1861-1891). São Paulo, 2003. 267p. Tese de Doutorado – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

OSBORNE, C. The Complete Operas of Verdi. Nova Iorque: Knopf, 1970. 472p.

RETI, R. The Thematic Process In Music. Nova Iorque: Macmilian, 1951. 362p.

SCHÖNBERG, A. Fundamentos da Composição Musical. São Paulo: Edusp, 1991.272p.

VERDI, G. La Traviata. Milão: G. Ricordi & C.s.d. 249p. (partitura vocal)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



 
OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )