Do tocar ao ensinar: o caminho da escolha

Teresa Mateiro

Resumo


Este artigo descreve e analisa fatores que motivam e influenciam os jovens a estudar música e a escolher um curso de licenciatura em música. Os dados apresentados são resultantes do estudo de caso desenvolvido, durante dois anos, na Universidade do Estado de Santa Catarina. Os resultados nos mostram que a relação entre o indivíduo e a música é mais determinante do que fatores externos como a família, amigos, escola ou religião. A vontade de aprender música, aperfeiçoar os conhecimentos musicais e tocar um instrumento é o foco central tanto da motivação para estudar música quanto para escolher uma profissão. Consideramos que conhecer os estudantes que acedem a essa carreira profissional é um importante fator para as reformas curriculares. Para concluir apontamos outras propostas temáticas que poderão orientar futuras investigações acerca da formação de professores de educação musical.


Palavras-chave


educação musical; formação inicial; motivação; escolha profissional.

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ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )