Serynade e o mundo sonoro de Helmut Lachenmann

Didier Guigue

Resumo


Este artigo sumariza o trabalho de pesquisa preparatória vizando subsidiar uma
análise aprofundada da obra Serynade para piano (1998) de Helmut Lachenmann, no âmbito de um projeto que consiste em delinear uma estética da sonoridade na música do século XX. Escolhi enfocar neste texto alguns dos conceitos composicionais fundamentais do compositor, ilustrando os mesmos a partir de amostras da sua produção pianística. Esta publicação pretende contribuir para minimizar a carência de trabalhos musicográficos em português sobre este compositor, um dos mais importantes da atualidade.


Palavras-chave


Helmut Lachenmann; <i>Serynade</i>; teoria composicional; análise estrutural; piano no século XX.

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OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )