A composição de um movimento de Voi(rex): da ideia formal à estrutura

Jacques Theureau, Nicolas Donin

Resumo


Por meio de entrevistas que simulam a atividade do compositor e apoiando-se em seus diferentes vestígios (rascunhos, planos, patches de computador etc.), os autores reconstituíram em detalhes as etapas e os procedimentos utilizados na composição de Voi(rex) (2002), de Philippe Leroux. Este artigo apresenta a análise completa da estrutura do quarto Movimento da obra, baseada na ideia formal inicial: o encaixe progressivo dos “blocos gigognes” separados por breves transições. Esta ideia, notada sob forma de um diagrama, tinha várias implicações musicais para o compositor, não explicitadas em seus documentos de trabalho. Em cada uma das etapas da composição, algumas dessas implicações emergiram, outras foram transformadas, outras foram abandonadas. Analisando o modo como o compositor compreende cada etapa do seu processo de composição, podemos explicitar todas estas implicações e suas interações com os outros elementos em jogo na composição do quarto Movimento de Voi(rex). Esta análise permite definir as noções de ideia, plano e estrutura no contexto da atividade de composição musical.


Palavras-chave


Processo de composição; Philippe Leroux; Análise musical

Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, Gilles. Différence et répétition. Paris: Presses Universitaires de France, 1968.

DONIN, Nicolas; THEUREAU, Jacques. Voi(rex) de Philippe Leroux, éléments d’une genèse. Dissonanz-Dissonance, n. 90, p. 4-13, 2005.

LEROUX, Philippe. Voi(rex). 1 partitura. Paris: Gérard Billaudot Editeur, 2002. MÂCHE, François-Bernard. Musique, mythe, nature, ou les Dauphins d’Arion. Paris:

Klincksieck, 1983.

THEUREAU, Jacques. Le cours d’action : méthode developpée. Toulouse: Octares, 2006.

TRÉSOR DE LA LANGUE FRANÇAISE. Dicionário. Disponível em: http://atilf.atilf.fr/. Acesso em: 28 fev. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



 
OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )