Editorial

Adriana Lopes Moreira

Resumo


Despeço-me da editoria da OPUS com o lançamento da primeira Edição Especial da revista. Assim, além dos números semestrais com artigos selecionados a partir de submissões espontâneas, passamos a ter esta opção de publicação periódica científica de estudos sobre música, em eventuais terceiros números anuais que agrupem artigos concernentes a um assunto específico, considerado de interesse para a área pela editoria.


Este número especial, organizado pela compositora Michelle Agnes, privilegia o olhar do compositor, a diretriz investigativa pela motriz criativa. A prática cotidiana dos que interagem com o fazer musical é permeada pela criação, na construção de uma interpretação em performance e em análise, no enfoque de reflexões estético-filosóficas, na concepção de processos educacionais, no estabelecimento de cadeias de causalidades histórias, na derivação teórica de conceitos estáveis de abstração. E a capacidade gerativa composicional materializa a criação.

Confesso ser grande minha satisfação por encerrar minhas atividades com essa espécie de homenagem à prática literária e analítica envolvida no processo criativo musical.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



 
OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )