Algumas ideias de Paulo Bosísio sobre aspectos da educação musical instrumental

Guilherme Romanelli, Beatriz Ilari, Paulo Bosísio

Resumo


Este artigo consiste em um relato de uma entrevista semi-estruturada conduzida com o Professor Paulo Bosísio, uma das maiores autoridades do ensino do violino no Brasil. Na presente entrevista, conduzida em Janeiro de 2004, em Quatro Barras (Paraná), o Professor Bosísio fala sobre sua trajetória, os anos iniciais da educação instrumental, as características indicadas ao professor de instrumento, a relação triádica entre aluno- professor-responsável na educação instrumental, a questão da leitura musical e o Método Suzuki da Educação de Talento, entre outros. Implicações para a educação musical instrumental são delineadas no final do artigo.


Palavras-chave


educação musical instrumental; iniciação musical; violino; Paulo Bosísio.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Edson Queiroz de. Entrevista com o professor e violinista Paulo Bosísio. Per Musi, v. 12, Julho-Dezembro 2005, p. 111-113.

COLLINS, Allan; BROWN, John Seely; NEWMAN, Susan. Cognitive apprenticeship. In: RESNICK, Lauren B. (org). Knowing, learning and instruction: Essays in honor of Robert Glaser, p. 453-494. Hillsadle, NJ: Erlbaum, 1989.

CORDOVA, Diana I.; LEPPER, Mark R. Intrinsic motivation and the process of learning: beneficial effects of contextualization, personalization and choice. Journal of Educational Psychology, v. 88, 1996, p. 715-730.

DAVIDSON, Jane, HOWE, Michael; MOORE, Derek; SLOBODA, John. The role of teachers in the development of musical ability. Journal of Research in Music Education, v. 46, n. 1, 1998, p. 141-160.

ENCYCLOPÉDIES D’AUJOURD’HUI. Encyclopédie de la musique. Fleury-les-Aubrais: La Pochothèque, 1995.

GIL, Dominic. Le grand livre du violon. Luynes: Van de Velde, 1984.

ILARI, Beatriz. Quando o músico pensa em deixar a profissão: um estudo comparativo entre instrumentistas brasileiros e canadenses. Em Pauta, v. 13, n. 21, 2002, p. 71-88.

MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

RABOTEAU, Albert J. Re-enchanting the world: education, wisdom and imagination. Cross Currents, v. 45, 1995, p. 392-402.

SEIDMAN, Irving. Interviewing as qualitative research: a guide for researchers in education and the social sciences. Teachers College Press, 1991.

SLOBODA, John A. Musical ability. In: BOCK, Gregory R. (org.), On the origins and development of high ability, p. 106-118. Chichester: John Wiley & Sons, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



 
OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )