Educação musical e etnomusicologia: caminhos, fronteiras e diálogos

Luís Ricardo Silva Queiroz

Resumo


Este artigo analisa e discute caminhos, fronteiras e diálogos que caracterizam a inter- relação entre as áreas de educação musical e etnomusicologia nos estudos da transmissão musical em culturas de tradição oral. O trabalho abrange questões conceituais das duas áreas, bem como resultados empíricos de pesquisas realizadas na cidade de João Pessoa focalizando a transmissão do conhecimento musical. A metodologia das pesquisas inclui um levantamento bibliográfico nas áreas de educação musical e etnomusicologia e a análise de dados coletados a partir da investigação empírica de manifestações musicais em diferentes contextos urbanos pessoenses. Com base nos estudos realizados e nas reflexões apresentadas ao longo do texto, foi possível concluir que a dinâmica da transmissão dos saberes musicais em culturas de tradição oral é estabelecida a partir de critérios singulares de cada contexto. Todavia, há similaridades significativas entre os diferentes fenômenos estudados, evidenciando aspectos que, de maneira geral, estão presentes em grande parte dos processos e situações de transmissão musical estabelecidos nos universos de culturas de tradição oral. 


Palavras-chave


transmissão musical; tradição oral; etnomusicologia; educação musical.

Texto completo:

PDF

Referências


BLACKING, John. How musical is man? London: University of Washington Press, 1973.

BRESLER, Liora. Ethnography, phenomenology and action research in music education. Visions of Research in Music Education, Princeton, v. 8, n. 1, 2006. Disponível em: . Acesso em: 8 set 2010.

CAMPBELL, Patricia Shehan. Ethnomusicology and music education: crossroads for knowing music, education, and culture, Research Studies in Music Education, n. 21, p. 16-30, 2003.

______. Teaching music globally: experiencing music, expressing culture. Nova York: Oxford University Press, 2004.

GREEN, Lucy. How popular musician learn: a way ahead for music education. Londres: Ashgate Publishing Limited, 2001.

______. Music, informal learning and the school: a new classroom pedagogy. Londres: Ashgate Publishing Limited, 2008.

MYERS, Helen. Fieldwork. In: MYERS, Helen (Edit.). Ethnomusicology: historical e regional studies. Londres: The Macmillan Press, p. 21-50, 1992.

NETTL, Bruno. Ethnomusicology and the teaching of world music. In: LEES, Heath. Music education: sharing musics of the world. Seul: ISME, 1992.

______. Theory and method in ethnomusicology. Nova York: The Free Press, 1964.

QUEIROZ, Luis Ricardo S. A música como fenômeno sociocultural: perspectivas para uma educação musical abrangente. In:

MARINHO, Vanildo Marinho; QUEIROZ, Luis Ricardo Silva (Org.). Contexturas: o ensino das artes em diferentes espaços. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2005. p. 49-66.

______. Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 10, p. 99-107, 2004.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva; FIGUEIRÊDO, Anne Raelly Pereira de. Práticas musicais urbanas: dimensões do contexto sociocultural de João Pessoa. ICTUS - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA, Salvador, n. 7, p. 75-86, 2006a.

______. Transmissão musical no contexto urbano de João Pessoa. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 15., 2006, João Pessoa. Anais... João Pessoa: EDUFPB/ABEM, 2006b, p. 691-701.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva; MARINHO, Vanildo Mousinho. Educação musical na Paraíba: rumos e concepções na contemporaneidade. In: OLIVEIRA, Alda; CAJAZEIRA, Regina. (Org.). Educação Musical no Brasil. Salvador: P & A, 2007, p. 305-314.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva; SOARES, Marciano da Silva, GARCIA, Uirá de Carvalho. Transmissão Musical no Cavalo Marinho Infantil. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 16., 2007, Campo Grande. Anais... Campo Grande: ABEM, 2007, p. 1-10.

SILVA, Luceni Caetano da. Gazzi de Sá compondo o prelúdio da educação musical da Paraíba: uma história musical da Paraíba nas décadas de 30 a 50. 2006. 285 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



 
OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )