Ciclicidade e kinesis em Circles de Luciano Berio

Silvio Ferraz

Resumo


Este artigo realiza uma leitura da primeira canção de Circles, para voz feminina, percussão e harpa, de Luciano Berio, composta sobre poema de e.e.cummings. O principal objetivo é o de demonstrar como o compositor, através da recorrência de fragmentos, dá consistência a uma sobreposição de elementos sem necessária conexão estrutural. A análise toma por ferramenta o conceito de Ritornelo, desenvolvido por Gilles Deleuze e Félix Guattari em Mil Platôs, sobretudo as noções de código e consistência. Tal ferramenta visa compreender uma prática composicional em que as conexões de elementos e ideias se deem no plano imanente da escuta sem a intervenção de conexões de ordem abstrata, seja formal ou linguística. Por outro lado, a imanência da ideia de ciclos que tomamos por base para esta análise também se conjuga com a ideia de kinesis apontada por Ivanka Stoïanova na obra de Luciano Berio. 


Palavras-chave


Luciano Berio; Giles Deleuze; Circles; Ritornelo; Kinese musical.

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OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )