A Conferência Nacional de Pedagogia do Piano como referência para uma definição da área de estudo

Maria Isabel Montandon

Resumo


Em 1980 foi criada a Conferência Nacional de Pedagogia do Piano nos Estados Unidos com o objetivo de discutir questões relativas à formação do professor de piano. No entanto, o crescimento e expansão de tópicos, práticas e formatos dos encontros acabou por modificar esse objetivo inicial e mesmo interromper as atividades dessa Conferência, o que indica também uma falta de clareza em relação ao que se entende pela expressão “pedagogia do piano”. Esse artigo é parte introdutória da minha tese de doutorado, que levanta tendênci- as e características da pedagogia do piano nos Estados Unidos tendo como base a análise de conteúdo dos Anais da Conferência Nacional de Pedagogia do Piano, 1981-1995. 


Palavras-chave


Pedagogia do piano; Conferência Nacional de Pedagogia do Piano.

Texto completo:

PDF

Referências


CHRONISTER, Richard. Foreword. In: NATIONAL CONFERENCE ON PIANO PEDAGOGY, 8, 1994, Schaumburg, Illinois. Proceedings and Reference of the National Conference on Piano Pedagogy, Los Angeles, CA, The National Conference on Piano Pedagogy: Illinois, 1995. p.2

_____. Opening Remarks. In: NATIONAL CONFERENCE ON PIANO PEDAGOGY, 8, 1994, Schaumburg, Illinois. Proceedings and Reference of the National Conference on Piano Pedagogy, Los Angeles, CA, The National Conference on Piano Pedagogy: Illinois, 1995. p.24-25.

_____. Opening Remarks. In: NATIONAL CONFERENCE ON PIANO PEDAGOGY, 3, 1984. Columbus, Ohio. Proceedings and Reference of the National Conference on Piano Pedagogy. The National Conference on Piano Pedagogy: Illinois, 1985, p.1-3.

_____. The National Conference on Piano Pedagogy -Whither and Wherefore. In: NATIONAL CONFERENCE ON PIANO PEDAGOGY, 5, 1988, Oakbrook, Illinois. Proceedings and Reference of the National Conference on Piano Pedagogy, The National Conference on Piano Pedagogy: Los Angeles, 1989, p. 77-80.

HAUG. Sue. Pedagogical research: searching for an identity and a discipline. In: NATIONAL CONFERENCE ON PIANO PEDAGOGY, 6, 1990. Proceedings and Reference of the National Conference on Piano Pedagogy, Schaumburg, Illinois.The National Conference on Piano Pedagogy: Los Angeles, p.107-108.

MACHOVER, Wilma. Report. In: The Piano Quaterly. v.37, no. 144, p.61, 1988-1999.

MONTANDON, Maria Isabel. Trends in Piano Pedagogy as reflected by the Proceedings of the National Conference on Piano Pedagogy (1981-1995). Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Música, University of Oklahoma, Norman, USA, 1998.

USZLER, Marienne. Research on the teaching of keyboard skills. In:

COLWELL, R. Handbook of research on music teaching and learning. New York: Schirmer Books. 1992. p.584-591.

USZLER, M. and FRANCES, L. The piano pedagogy major in college curriculum. A handbook of information and guidelines. Part I: The undergraduate piano pedagogy major. Princeton: National Conference on Piano Pedagogy, 1984.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



 
OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )