Música Nova do Brasil para Coro a Capela: comentários analíticos e interpretativos sobre a obra Rola Mundo de Fernando Cerqueira

Vladimir Silva

Resumo


Análise da obra Rola Mundo à luz da Teoria dos Conjuntos de Notas, com o objetivo de elaborar referenciais teóricos e perceptivos significativos para a execução musical. Neste estudo, pretende-se mostrar como a poesia de Carlos Drummond serviu de base para o projeto composicional, visto que a utilização dos conjuntos e subconjuntos, a textura, os recursos expressivos de articulação e dinâmica, e a pluralidade de contornos rítmicos e melódicos ratificam e traduzem o caráter do texto, ressaltando as particularidades latentes da sua estrutura, o movimento de (trans) formação no qual rola o mundo do poeta. 


Palavras-chave


Teoria dos Conjuntos de Notas; Fernando Cerqueira; Música Nova do Brasil para Coro a Capela.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia Poética. 32a ed. Rio de Janeiro: Record, 1996. CERQUEIRA, Fernando. Rola Mundo. Para coro misto a quatro vozes. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



 
OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )