Acoplamento interpretativo e sincronização em duos de clarinetas

Mauricio Alves Loureiro, Davi Alves Mota, Thiago Campolina, Hani Camille Yehia, Rafael Laboissière

Resumo


Uma série de estudos demostraram que músicos acompanham melhor eles mesmos do que outros. Em estudos de reconhecimento da ação e simulação isto é conhecido como efeito self/other e pode ser observado em outras tarefas que envolvem ação-percepção, tais como o reconhecimento de caligrafia e nos resultados de lançamento de dardos. No presente estudo, foram analisados os padrões de sincronização e de acoplamento interpretativo entre clarinetistas profissionais, durante a performance em um ambiente simulado de orquestra. Modelos GLMM (generalized linear mixed model) aplicados a parâmetros acústicos relacionados com intenções expressivas dos intérpretes mostraram maior acoplamento em execuções, nas quais músicos acompanhavam a si mesmos, se comparadas com quando acompanhavam outros músicos, bem como uma melhoria no desempenho ao acompanhar outros músicos, à medida que os experimentos se repetiam, sugerindo uma capacidade de aprendizagem do acoplamento interpretativo e sincronização dos músicos. 


Palavras-chave


Sincronização; <i>Performance musical</i>; <i>Performance</i> de conjuntos instrumentais. Efeito <i>self- other</i>; Acoplamento interpretativo.

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ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )