A viola e seus sons: exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha

Ricardo Lobo Kubala, Emerson Luiz de Biaggi

Resumo


Com base em observações obtidas durante a fase de preparação para performance do Concerto para viola e orquestra de Antônio Borges-Cunha (2007), investiga-se, nessa obra, a exploração das possibilidades sonoras na escrita para a viola solista, por meio de questionamentos a respeito das relações entre seus atributos estilísticos e elementos da técnica instrumental. A fim de aprimorar mecanismos para discussão do tema, também são trabalhados conceitos como os de “tradição”, no que se relaciona a especificidades da viola, e de “timbre”. Concluindo, observa-se um predomínio de escrita que remete a atmosferas associadas à ideia de tradição e que, mesmo em trechos onde sobressaem sonoridades que apontam para o afastamento dessa noção, a técnica instrumental não se distancia de seus aspectos tradicionais. 


Palavras-chave


Música contemporânea; Música brasileira; <i>Performance</i>;Viola.

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OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )