A ressonância enquanto recurso polifônico: análise de Erdenklavier, de Luciano Berio

Max Packer

Resumo


Este artigo tem como objetivo realizar uma leitura da obra para piano solo Erdenklavier (1969), pertencente ao ciclo de miniaturas 6 Encores, de Luciano Berio, na qual interagem, de forma condensada, dois princípios composicionais recorrentes na poética de Berio: a polifonia implícita sobre uma única linha melódica, e a ressonância enquanto potencial de amplificação e desdobramento de enunciados. Para tal, a primeira parte é dedicada à apresentação de exemplos da manifestação da ideia de ressonância em três obras de Berio - Chemins IV (1975), Il Ritorno degli Snovidenia (1976) e Leaf (1990) -, a fim de ilustrar algumas estratégias composicionais ligadas à abrangência deste princípio. As análises ganham maior minúcia conforme nos dirigimos à escrita pianística, na qual a elaboração instrumental da ressonância permite abordar aspectos composicionais situados precisamente na relação entre as noções de ressonância e de polifonia latente. 


Palavras-chave


Luciano Berio; Ressonância; Polifonia latente; Música do século XX; Análise musical.

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ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )