Ansiedade na performance musical: causas, sintomas e estratégias de estudantes de flauta

Andre Sinico, Leonardo Loureiro Winter

Resumo


O artigo aborda causas, sintomas e estratégias utilizadas por estudantes de flauta do curso de Bacharelado em Música de três Instituições de Ensino Superior para lidar com a ansiedade na performance musical (APM) em um recital de caráter avaliativo. Os procedimentos de coleta e análise de dados ocorreram à semelhança do estudo realizado por Siw Nielsen (1999), isto é, através da análise observacional do comportamento dos participantes no recital e de relatos verbais por meio de entrevistas semiestruturadas, ambos registrados em áudio e vídeo. Como resultados, a pesquisa aponta dezesseis causas, dezenove sintomas e dezoito estratégias utilizadas pelos estudantes de flauta para lidar com a APM. A ansiedade esteve constantemente presente, em maior ou menor grau, entre os participantes desta investigação e sua principal causa foi o repertório para flauta solo; o nervosismo foi o sintoma mais relatado pelos participantes; o pensamento positivo foi a estratégia mais utilizada pelos mesmos para lidar com a APM. A pesquisa conclui que, sendo a ansiedade uma emoção inerente ao fazer musical, faz-se necessário que o músico utilize uma gama rica e variada de estratégias - antes ou durante a execução - para lidar com causas e sintomas da ansiedade de forma integrada. O trabalho também aponta para a necessidade do conhecimento das causas da APM e de seus sintomas pelos professores de instrumento, para que possam realizar um planejamento compatível às necessidades de seus alunos, utilizando estratégias que os auxiliarão a lidar com os efeitos negativos desta emoção. 


Palavras-chave


Ansiedade;<i>Performance</i> musical; Estratégias; Estudantes de flauta.

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OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )