A técnica Imalt em perspectiva com o dedillo, a alzapúa, o trêmulo e o rasgueado

Alexandre Magno Abreu de Góes, Alexandre Reche e Silva

Resumo


Existem diversos trabalhos focados no desenvolvimento técnico da mão direita do violonista. Contudo, observa-se que nesses trabalhos, com seus diferentes estudos propostos, os dedos alcançam as cordas em uma direção que é determinada pelo movimento do fechar da mão. A seguir apresenta-se um recurso técnico denominado “Imalt”, cuja ideia é aproveitar o sentido oposto também, utilizando o abrir da mão para realizar o ataque. Outras técnicas com características semelhantes serão apresentadas: o dedillo, a alzapúa, o trêmulo e o rasgueado. O objetivo deste artigo é obter uma visão panorâmica do “Imalt” ao lado dessas técnicas, para uma melhor apreciação de suas características particulares.


Palavras-chave


Ensino de violão. Violão clássico. Técnica violonística. Imalt.

Texto completo:

PDF

Referências


ATMARAMA, Alexandre. A técnica do Imalt. 2007. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2014.

______. Doze composições para violão. Natal, RN: EDUFRN, 2008a.

______. Cds a caminho! 2008b. Disponível em:. Acesso em: 10 fev. 2014.

______. Vina:10 peças para violão. Natal, RN: EDUFRN, 2011.

______. Ação dos tendões flexores e extensores: Imalt. 2015a. 1 vídeo. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015.

______. Dedillo. 2015b. 1 vídeo. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015.

______. Demonstração do plectro. 2015c. 1 vídeo. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015.

______. Sitar indiano: demostração do mizrab. 2015d. 1 vídeo. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015.

______. Alzapúa. 2015e. 1 vídeo. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015.

______. Trêmulo tradicional. 2015f. 1 vídeo. Disponível em . Acesso em: 30 jul. 2015.

______. Trêmulo com dedillo. 2015g. 1 vídeo. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015.

______. Rasgueado. 2015h. 1 vídeo. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015.

______. Gita Imalt. 2015i. 1 vídeo. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015.

______. Imalt 1. 2015j. 1 vídeo. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015.

______. Lila do livro Vina. 2015k. 1 vídeo. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015.

______. Ex. 81 de Nunes. 2015l. 1 vídeo. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015.

______. Estudo 11 H. V. Lobos. 2015m. 1 vídeo. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015.

______. Elogio de la danza (II Ostinato) Brouwer. 2015n. 1 vídeo. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015.

______. Thème Varié et Finale Ponce. 2015o. 1 vídeo. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015.

BANCO do Nordeste divulga lista dos projetos selecionados ao BNB Cultural. 2007. Disponível em:. Acesso em: 25 ago. 2014.

BORGES, João Pedro. [Postagem]. In: DIAS, R. João Pedro Borges daqui a pouco no Rio. 2012. Disponível em:. Acesso em: 26 jun. 2015. Não paginado.

BRASILEIRO, Jamilson Simões. Dr. Jamilson. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por em: 18 jun. 2015.

BROUWER, Leo. Elogio de la Danza: II obstinato. 1964. Disponível em: . Acesso em: 5 fev. 2014.

CARRILHO, Fábio. Espiritualidade, paixão e nova técnica. Cover Guitarra, São Paulo, n. 171, p. 22-25, 2009.

CONTRATO de Patrocínio que entre si celebram o Banco do Nordeste do Brasil S.A. e Alexandre Magno Abreu de Góes. Fortaleza, CE, 2008. Não publicado e não paginado.

DIAZ, Ruben. Alzapúa Technique - Series 1 / Andalusian Flamenco Guitar Lessons / Paco de Lucia’s Tech. 2013. 1 vídeo. Disponível em:. Acesso em: 3 maio 2014.

DUDEQUE, Norton Eloy. História do violão. Curitiba: UFPR, 1994.

GÓES, Alexandre Magno Abreu de. O emprego do Imalt como solução interpretativo-composicional em 3 obras autorais para violão. Dissertação (Mestrado). Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.

HEARN, William Bernard. Performing the Music of Alonso Mudarra: an Investigation into Performance Practice in the Music of the Vihuelistas. Ann Arbor, MI: The University of Arizona, 1995.

KOTRONAKIS, Dimitris. Pick Technique. 2013. 1 vídeo. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2014.

MAIA, Marcos da Silva. Técnica híbrida aplicada ao violão. 2007. 61 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em:. Acesso em: 5 mar. 2014.

MAIER, Ralph. Mastering the Dedillo: Issues of Performance Practice in Sixteenth-Century Music for Vihuela. [20--]. Disponível em:< http://www.ralphmaier.com/dedillo.html>. Acesso em: 14 abr. 2014. Não paginado.

MANTOVANI JR., Luiz Carlos. Thème varié et finale, de Manuel Ponce: uma análise comparativa entre a versão original e a versão editada por Andrés Segovia. Relatório final de pesquisa. Florianópolis, SC, 2006. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2014.

NUNES, Emanuel de Carvalho. Edição crítica da sonata para violão de Guerra-Peixe a partir das fontes primárias. 2011. 191 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2014.

______. I Festival de violão da UFMA: algumas impressões. 2012. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2015. Não paginado.

REGUERA, Rogelio. La guitarra en el flamenco. Madrid, ESP: Nueva Carish España, 1983.

RESNICK, Howard. A meta da vida: questionamentos sobre o que realmente somos. Pindamonhangaba: Sankirtana books, 2012.

SANTIAGO, Patrícia Furst. Mapa e síntese do processo de pesquisa em performance e em pedagogia da performance musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 17, p. 17-27, set. 2007.

STEFAN, Gilberto de Souza. O ensino do trêmolo e da scordatura na contemporaneidade: aproximações entre técnica tradicional e estendida no repertório para violão erudito. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade de Goiás, Goiânia, 2012. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2014.

TENNANT, Scott. Pumping Nylon: the Classical Guitarist’s Technique Handbook. Edited by Nathaniel Gunod. USA: Alfred Music Publishing Co., 1995.

VILLA-LOBOS, Heitor. Doze estudos para violão. Editado por C. Nelson. 2000. Disponível em: . Acesso em: 5 maio 2014.

WADE, Graham. A Conversation with Stepan Rak. 1992. Disponível em: . Acesso em: 5 out. 2014. Não paginado.

ZANON, Fábio. Programa n.112 da série O Violão Brasileiro – Nossos Compositores – O Violão no Nordeste VII. São Paulo: Rádio Cultura FM, 20 fev. 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.20504/opus2015c2102

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



 
OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )