Compositores Latino-Americanos and New Paradigms of the 20th Century Classical Music

Eliana Monteiro da Silva, Almicar Zani

Resumo


Este artigo vem apresentar e discutir a postura de alguns compositores latino-americanos frente às tendências criadas durante o século XX, com objetivo de mudar os paradigmas da tradicional Música Erudita Ocidental. Na América Latina, estes recursos foram absorvidos em maior ou menor grau pelos compositores de acordo com a localização e a época em que viveram. Os mesmos trabalharam com diferentes técnicas e estilos, sempre tentando dialogar com a produção de outros artistas contemporâneos sem perder a identidade. Algumas destas práticas são mostradas neste artigo. Tais exemplos emergiram de um conjunto de 54 peças para piano gravadas pela pianista argentino-brasileira Beatriz Balzi, em sua serie de CDs intitulada Compositores Latino-americanos. Ilustrando 13 países do continente, este repertório foi analisado pelos autores deste artigo com o objetivo de observar os procedimentos mais usados, e/ou, criados pelos compositores por ela escolhidos. Os procedimentos encontrados foram aqui organizados e catalogados em seis tópicos, em ordem cronológica de eventos e estilos aos quais estão relacionados. O livro Materials and Techniques of Twentieth Century Music, de Stefan Kostka, foi adotado para descrever as principais tendências citadas neste trabalho. Com sua linguagem clara e direta, este livro ajudou a contextualizar o repertório de Balzi, possibilitando a comparação entre os processos composicionais dos latino-americanos com os dos mais reconhecidos mestres da música ocidental. 


Palavras-chave


Música latino-americana; Beatriz Balzi; Compositores latino-americanos; Análise musical.

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