A obra para violão solo de Carlos Alberto Pinto Fonseca

Cristiano Braga de Oliveira, Daniel Wolff

Resumo


O presente artigo trata da obra para violão solo de Carlos Alberto Pinto Fonseca. Neste trabalho, discorremos sobre a relação de Fonseca com o violão, assim como sobre os violonistas que lhe foram colaboradores. São apresentadas peças inéditas do compositor, além dos manuscritos, também inéditos, dos Estudos brasileiros para violão solo de números 2, 4 e 7. É pressuposto do presente trabalho tornar a obra em questão conhecida pela classe violonística e musical em geral. 


Palavras-chave


Carlos Alberto Pinto Fonseca; <i>Estudos brasileiros para violão solo</i>; Violão;

Texto completo:

PDF

Referências


APRO, Flavio. Os fundamentos da interpretação musical: aplicabilidade nos “12 Estudos para violão” de Francisco Mignone. Dissertação (Mestrado). UNESP, São Paulo, 2004.

BONI, Valdete; QUARESMA, Silva Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Em tese: revista eletrônica dos pós-graduandos em sociologia política da UFSC, v. 2, n. 1 (3), p. 68-80, janeiro-julho 2005. Disponível em: http://www.emtese.ufsc.br/3_art5.pdf . Acesso em: ago. 2014.

CARLEVARO, Abel. Escuela de La guitarra: exposición de la teoria instrumental. Buenos Aires: Dacisa, 1978.

COELHO, Willsterman Sotanni. Técnicas de ensaio coral: reflexões sobre o ferramental do Maestro Carlos Alberto Pinto Coelho. Dissertação (Mestrado). UFMG, Belo Horizonte, 2009.

FERNANDES, Ângelo José. “Missa afro-brasileira (de batuque e acalanto)” de Carlos Alberto Pinto Fonseca: aspectos interpretativos. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes da UNICAMP, Campinas, 2004.

FERNANDES, Ângelo José. De batuque e acalanto: uma missa afro-brasileira. Belo Horizonte. Per Musi, UFMG, v. 11, p. 60-72, 2005.

FONSECA, Carlos Alberto Pinto. Seven Brazilian Etudes for Guitar Solo. Washington D.C. Columbia Music CO., 1978.

LAUAR, Suely. A escrita idiomática para coro infantil de Carlos Alberto Pinto Fonseca: entrevista com o Maestro e análise da obra “O passarinho dela”. Especialização (Música). UFMG, Belo Horizonte, 2004.

OlIVEIRA, C. B. Os “Sete estudos brasileiros para violão solo”: uma abordagem analítica sobre demandas técnicas. Dissertação (Mestrado). UFRGS, Porto Alegre, 2011.

SADIE, Stanley. Dicionário Grove de música: edição concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. SANTOS, Mauro Camilo de Chantal. Carlos Alberto Pinto Fonseca: dados biográficos e

catálogos de obras. Dissertação (Mestrado). UFMG, Belo Horizonte, 2001.

ZANON, Fabio. O violão brasileiro: nossos compositores. São Paulo, 2008. Arquivo dos programas de violão clássico apresentados por Fábio Zanon e transmitidos originalmente pela Rádio Cultura FM de São Paulo. Disponível em: http://vcfz.blogspot.pt/2008/01/109- alberto-pinto-fonseca-esther-scliar.html . Acesso em: ago. 2014.

Entrevistas

BARBOSA-LIMA, Carlos. Entrevistado por Cristiano Braga de Oliveira. Belo Horizonte, 22/11/2010.

BARBOSA-LIMA, Carlos. Entrevistado por Cristiano Braga de Oliveira. Belo Horizonte, 02/03/2011.

BARRETO, Cecília. Entrevistado por Cristiano Braga de Oliveira. Belo Horizonte, 10/09/2010.

DE PAULA, Fernando Araújo. Entrevistado por Cristiano Braga de Oliveira. Belo Horizonte. 02/09/2010.

GRILO, Eustáquio. Entrevistado por Cristiano Braga de Oliveira. Belo Horizonte, 10/03/2010.

VAZ, José Lucena. Entrevistado por Cristiano braga de Oliveira. Belo Horizonte, 06/03/2010.

VINÍCIUS, Marcos. Entrevistado por Cristiano Braga de Oliveira. Belo Horizonte, 05/10/2010.

TOSTES, Raquel. Entrevistado por Cristiano Braga de Oliveira. Belo Horizonte,16/09/2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



 
OPUS - Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ISSN 0103-7412 (versão impressa, 1989-2008), ISSN 1517-7017 (versão online, 2009- )