Informe: Opus adota OJS/SEER

Com alegria e satisfação anunciamos o lançamento da OPUS - Revista Eletrônica da ANPPOM - no sistema OJS/SEER. A nova página será utilizada para receber as novas submissões dos autores, gerenciar a avaliação junto aos pareceristas e também publicar as novas edições. O lançamento da nova página (realizado em 27 de Maio de 2015) coincide com a publicação do vol. 20 n. 2 da OPUS.

Os números anteriores de OPUS já estão disponíveis em PDF completo e aos poucos os artigos e metadados individuais estão sendo importados para o OJS/SEER. O processo de internacionalização da OPUS já é uma realidade uma vez que temos recebido submissões em português, inglês, espanhol e em francês. A nova página pode ser acessada nesses quatro idiomas, a mudança é feita no alto do menu lateral à direita da página. 

O Online Journal System (OJS) é um software livre e gratuito desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP) com intuito de fomentar o acesso aberto à produção científica mundial. No Brasil ele foi traduzido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e então recebeu o nome de Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Além de traduzir e cooperar no desenvolvimento do software o IBICT promove capacitação de usuários para utilização do software nos diferentes papéis de usuários presentes ao longo do fluxo editorial de uma revista acadêmica. Devido a essa atuação do IBICT, o Brasil hoje é um dos países que se destaca na adoção do OJS/SEER devido a boa aceitação do software por parte da comunidade científica brasileira. 

A migração da OPUS para o OJS foi um trabalho realizado em equipe. Foi uma iniciativa da Editora, prof. Dra. Adriana Lopes Moreira, com apoio da presidente da ANPPOM, prof. Dra. Luciana Del-Ben, e colaboração de Roberto Rodrigues, Renato Mendes Rocha, Ronaldo Penteado, Cibele Palopoli e Kathleen Martin. Essa mudança vem em encontro ao movimento mundial de tornar a produção científica acessível gratuitamente para ao público interessado.

Aproveito esta notícia para convidar a todos usuários: leitores, autores e pareceristas para se cadastrar na nova página da OPUS - Revista Eletrônica da ANPPOM a partir do preenchimento do formulário de cadastro.