Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista OPUS?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Para que possam ser publicados na Revista OPUS, os artigos, resenhas, entrevistas e traduções (aqui genericamente denominados trabalhos) devem se adequar às normas que seguem:

  1. São aceitos artigos, resenhas e entrevistas, escritos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.  As traduções devem ser para o português.

  2. Os trabalhos submetidos deverão ser encaminhados sem nenhum tipo de identificação do(s) autor(es). Em caso de aceite, o autor deverá incorporar seus dados, assim como os referentes à instituição, linha de pesquisa, orientador e agência de fomento (se for o caso).

  3. Em separado, deverá ser enviada uma página com o título do artigo; a identificação do(s) autor(es) - nome completo, instituição à qual está(ão) ligado(s), cargo, fone e e-mail; um Curriculum Vitae resumido de cada autor, com extensão entre 100 e 150 palavras, contendo as principais atividades na área e o título das principais publicações do(s) autor(es).
     
  4. No caso das traduções, deverá também ser enviada em separado uma cópia do texto original. Caso o trabalho seja aprovado, o autor deve enviar à revista o termo de concordância do autor do texto original.
     
  5. Os artigos devem ter uma extensão de 6.000 a 12.000 palavras, considerada sua totalidade – sendo possível, em caráter excepcional, a aprovação de textos mais ou menos extensos.
     
  6. As resenhas e as entrevistas devem ter uma extensão de 2.000 a 4.000 palavras, considerada sua totalidade – sendo possível, em caráter excepcional, a aprovação de textos mais ou menos extensos.

  7. Recomenda-se que o autor registre no sistema o número Orcid no momento da submissão; caso não tenha esse número, ele pode ser obtido no seguinte link: https://orcid.org;

  8. Pesquisas envolvendo seres humanos devem estar em acordo com as normas de ética em pesquisa vigentes. Recomenda-se incluir no artigo o número do CAAE.

  9. Os trabalhos devem ser enviados submetidos em arquivos que façam uso do programa Word for Windows, no formato ".doc".

  10. Os trabalhos devem ser escritos em papel tamanho A4; margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento 1.5, recuo de primeira linha de parágrafo em 2 cm.

  11. A abertura da primeira página dos trabalhos escritos em português ou espanhol deve conter:

    • título do trabalho em português ou em espanhol (Times New Roman 14, negrito, centralizado);
       
    • resumo do trabalho em português ou em espanhol, com 100 a 250 palavras (Times New Roman 10, espaço simples, justificado, 2 centímetros de indentação na margem esquerda e alinhado à direita) contendo o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho (de acordo com a NBR 6028:2003 da ABNT);

    • até cinco palavras-chave em português ou em espanhol (Times New Roman 10, espaço simples, justificado, 2 centímetros de indentação na margem esquerda e alinhado à direita), separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto (de acordo com a NBR 6028:2003 da ABNT);

    • título (title) em inglês (Times New Roman 10, espaço simples, justificado, 2 centímetros de indentação na margem esquerda e alinhado à direita);

    • resumo (abstract) em inglês (Times New Roman 10, espaço simples, justificado, 2 centímetros de indentação na margem esquerda e alinhado à direita);

    • palavras-chave (key words) em inglês (Times New Roman 10, espaço simples, justificado, 2 centímetros de indentação na margem esquerda e alinhado à direita).

  12. A abertura da primeira página dos trabalhos escritos em inglês deve conter:

    • título do trabalho em inglês (Times New Roman 14, negrito, centralizado);

    • resumo do trabalho (abstract) em inglês, com 100 a 250 palavras (Times New Roman 10, espaço simples, justificado, 2 centímetros de indentação na margem esquerda e alinhado à direita) contendo o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho;

    • até cinco palavras-chave (key words) em inglês (Times New Roman 10, espaço simples, justificado, 2 centímetros de indentação na margem esquerda e alinhado à direita), separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

    • título em português (Times New Roman 10, espaço simples, justificado, 2 centímetros de indentação na margem esquerda e alinhado à direita);

    • resumo em português (Times New Roman 10, espaço simples, justificado, 2 centímetros de indentação na margem esquerda e alinhado à direita);

    • palavras-chave em português (Times New Roman 10, espaço simples, justificado, 2 centímetros de indentação na margem esquerda e alinhado à direita).

  13. No caso de subdivisão do texto em seções, não deverão ser utilizadas mais que duas subdivisões (por exemplo: "1.1...", "1.2..." podem ser utilizados, mas não devem ser utilizados "1.1.1...", "1.2.2...", etc).

  14. As citações com três linhas ou menos devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas (aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação), seguidas pela indicação da fonte, de acordo com o sistema autor-data. As citações que excederem três linhas devem ser colocadas em destaque, com recuo a 4 cm da margem esquerda, seguidas pela indicação da fonte de acordo com o sistema autor-data (sem aspas, fonte 11, espaço simples). No caso de citações de obras em língua estrangeira, essas devem aparecer traduzidas no texto, sendo o original apresentado em nota de rodapé.

  15. As indicações das fontes entre parênteses, seguindo o sistema autor-data, devem ser estruturadas da seguinte forma: 
    • Uma obra com um autor: (CHRISTENSEN, 2007: 156). 
    • Uma obra com até três autores: (SUSANNI; ANTOKOLETZ, 2012: 72). 
    • Uma obra com mais de três autores: (CAPLIN et al., 2009: 123-125).
    • Mais de uma obra: (CHRISTENSEN, 2007: 156. COHEN, 1993: 115-180).
    • Mais de uma obra do mesmo autor: (BRUHN, 1997, 2007).
    • Citação de obra citada: (MESSIAEN, 1959: 1094 apud HILL; SIMEONE, 2007: 57). 
    • Obra traduzida pelo autor do trabalho: (STRAUS, 2005: 191, tradução nossa).
    • Nome do autor incluído na sentença: Segundo Burkholder (2009: 94).
    • Mesmo no caso das citações indiretas (paráfrases), a fonte deverá ser indicada, informando-se também a(s) página(s) sempre que houver referência não à obra como um todo, mas sim a uma ideia específica apresentada pelo autor.
    • As citações de publicações do próprio autor devem ser colocadas de forma imparcial no texto, reportando-se à fonte bibliográfica.
       
  16. Exemplos musicais e figuras devem ser inseridos no texto com a devida numeração (por exemplo, Fig. 1 ou Fig. 2 e 3) e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa com extensão máxima de 3 linhas (Times New Roman 10, espaço simples, inserida abaixo da ilustração). No corpo do texto deve ser indicado o lugar das tabelas, fazendo-se uso do mesmo símbolo (em nosso exemplo, Fig. 1).
     
  17. Tabelas e quadros devem ser inseridos no texto com a devida numeração (por exemplo, Tab. 1 ou Tab. 2 e 3) e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa com extensão máxima de 3 linhas (Times New Roman 10, espaço simples, inserida abaixo da ilustração). No corpo do texto deve ser indicado o lugar das tabelas, fazendo-se uso do mesmo símbolo (em nosso exemplo, Tab. 1).

  18. Ilustrações coloridas (nos formatos ".tif" ou ".jpg", com resolução 300dpi) e arquivos de som (no formato ".mp3") são aceitos e deverão ser inseridos no corpo do texto. Arquivos de vídeo poderão ser aceitos após contato prévio.

  19. As iniciais dos nomes das notas musicais deverão vir sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi etc.). Para símbolos específicos como sustenido, bemol e bequadro poderá ser utilizada a fonte BACH. O download da fonte pode ser feito na seguinte URL: http://www.mu.qub.ac.uk/tomita/bachfont. No que se refere à localização das notas, o Dó central é denominado Dó4.

  20. A utilização de notas de rodapé é recomendável quando o autor quiser detalhar algo que não necessita constar no texto principal (fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento 1.0, justificado). Não devem ser usadas para referências bibliográficas.

  21. As referências bibliográficas devem ser apresentadas  com espaçamento duplo entre cada referência, alinhamento apenas à esquerda, seguindo as normas da NBR 6023:2002 da ABNT, de acordo com os seguintes exemplos

    • Livros

      SOBRENOME, Prenome(s) Completo(s) do(s) Autor(es). Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira - por exemplo, 2. ed.]. Local de publicação: Editora, ano.

    • Partes de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.)

      SOBRENOME, Prenome(s) Completo(s) do(s) Autor(es) da Parte da Obra. Título da parte. In: SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Organizador(es) da Obra (Org.). Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira - por exemplo, 2. ed.]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.

    • Artigos publicados em periódicos

      SOBRENOME, Prenome(s) Completo(s) do(s) Autor(es) do Artigo. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume (por exemplo, v. 19), número do fascículo (por exemplo, n. 2), página inicial-final do artigo, data (por exemplo, jun. 2013).

    • Trabalhos publicados em anais de eventos científicos

      SOBRENOME, Prenome(s) Completo(s) do(s) Autor(es) do Trabalho. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento (por exemplo, 21.), ano de realização, local. Anais... Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.

    • Teses e dissertações

      SOBRENOME, Prenome(s) Completo(s) do(s) Autor(es). Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto, Universidade, Local, ano.

    • Trabalhos publicados online

      SOBRENOME, Prenome(s) Completo(s) do(s) Autor(es). Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação (se não houver, usar [s.l.]): Editora (se não houver, usar [s.n.]), ano (se não houver, usar [s.n.]). Disponível em: <http://...>. Acesso em: dia mês abreviado ano (por exemplo, 6 out. 2008).
       
    • Documentos manuscritos 

      SOBRENOME, Prenome. Título ou [Tipo de documento]. data, local de emissão. Acervo, código de localização. Total de folhas ou páginas.
       
    • Artigos de jornais 

      SOBRENOME, Prenome (se houver autor), título. Título do jornal, local de publicação, data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal, paginação.
    • Entrevistas

      SOBRENOME, Prenome. Entrevista concedida a [nome do entrevistador] em [data da entrevista, no formato 2 jul. 2014]. Local, ano. Dados adicionais [p. ex. Arquivo de áudio em formato mp3].

    • Partituras

      SOBRENOME, Prenome(s) Completo(s) do(s) Compositor(es). Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Local de publicação: Editora, ano. Partitura.

    • Gravações

      TÍTULO DO REGISTRO FONOGRÁFICO: subtítulo [se houver]. Nome do(s) compositor(es) (incluir o termo compositor entre parênteses). Nome do(s) Intérprete(s) (incluir os termos intérprete, instrumento, entre parênteses). Local de publicação: Editora, ano. Informações complementares [por exemplo, Compact Disc, faixa 1, se for o caso].

  22. Aos autores dos artigos, resenhas ou entrevistas aceitos para publicação, podem ser solicitados os originais dos arquivos de imagens.

  23. As normas não previstas acima devem estar de acordo com a ABNT, em NBR 6028:2003 (Resumos), NBR 10520:2002 (Citações) e NBR 6023:2002 (Referências).

  24. A exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos bem como a correta citação ao longo do texto são de responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O trabalho (artigo, resenha, tradução ou entrevista) precisa necessariamente seguir os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em “Diretrizes para autores: normas técnicas obrigatórias”, na página “Sobre a Revista > Submissões”.

  2. Os textos submetidos precisam necessariamente ser originais (não publicados previamente em periódicos nacionais ou estrangeiros); trabalhos anteriormente apresentados oralmente em congressos são considerados originais; textos que constituam versões ampliadas de exemplares previamente publicados em anais de congressos deverão trazer esta informação na primeira página e caberá aos pareceristas ad hoc avaliar se o aprofundamento no assunto é suficiente para que possam ser considerados originais.
  3. O conteúdo de cada artigo, resenha ou entrevista é de inteira responsabilidade de seu autor.
  4. Para os colaboradores brasileiros, é necessário serem sócios da ANPPOM e estarem em dia com a anuidade no momento da publicação.
 

Declaração de direito autoral

Os autor(es) que tiver(em) seu texto aprovado estarão cedendo os direitos autorais para publicação, em formato impresso e eletrônico (online), em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da Revista. Lembramos ser permitida a citação de parte dos artigos, desde que a fonte seja identificada.

 

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.