English-US Español 
  • Sobre a OPUS
  • Conselho editorial
  • Normas técnicas
  • Números anteriores
  • Número atual

Estamos com um problema técnico que impede momentaneamente o acesso aos arquivos da revista OPUS. Para mais informações e/ou submissões, entrar em contato com a Editora da OPUS através do endereço adrianalopes@usp.br

 

SOBRE A OPUS

Criada em 1989, a Revista OPUS é uma publicação seriada semestral, cujo objetivo é divulgar a pluralidade do conhecimento em música, considerados aspectos de cunho prático, teórico, histórico, político, cultural e/ou interdisciplinar — sempre encorajando o desenvolvimento de novas perspectivas metodológicas. Por constituir o periódico científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), tem como foco principal compor um panorama dos resultados mais representativos da pesquisa em música no Brasil.

Indexada pelo Répertoire International de Littérature Musicale (RILM) e classificada no estrato A2 do Qualis Periódicos, da CAPES (2012), a Revista OPUS está aberta a colaborações do Brasil e do exterior. Atualmente, é veiculada em versão online. Publica artigos, resenhas e entrevistas em português, espanhol e inglês, recebidos em fluxo contínuo.

O endereço para envio é opus@anppom.com.br.

O requisito principal para a publicação de artigo na Revista OPUS consiste na apresentação de um texto representativo do assunto que se propõe a desenvolver, no que se refere a: consistência, relevância e importância do tema abordado, considerados o contexto, o momento e a(s) subárea(s) do conhecimento em que se insere; definição e pertinência dos objetivos; fundamentação científica; clareza na apresentação, na adequação e na aplicação do processo metodológico; consistência, clareza e fluência no texto e nas considerações finais; bibliografia atualizada, contemplando sua identidade com o tema abordado.

O requisito principal para a publicação de resenha na Revista OPUS consiste na apresentação de uma visão crítica a respeito de publicação recente e/ou historicamente referencial para a pesquisa em música (correspondendo ao Review das revistas escritas em língua inglesa). As resenhas podem apresentar e analisar criticamente uma única obra ou podem constituir resenhas múltiplas, em que pontos de complementaridade ou divergência de duas a cinco obras são apresentados criticamente. Os aspectos a serem analisados para a avaliação do texto são: consistência, relevância e importância do tema abordado, considerados o contexto, o momento e a(s) subárea(s) do conhecimento em que se insere; apresentação crítica do(s) exemplar(es) resenhado(s); consistência, clareza e fluência no texto.

O requisito principal para a publicação de entrevista na Revista OPUS consiste na apresentação de considerações de personalidade de ascendência no tema que se propõe a desenvolver, com enfoque definido. Os aspectos a serem analisados para a avaliação do texto são: consistência, relevância e importância do tema abordado, considerados o contexto, o momento e a(s) subárea(s) do conhecimento em que se insere; definição e pertinência das questões levantadas pelo entrevistador; clareza na apresentação do texto introdutório à entrevista e do diálogo; consistência, clareza e fluência no texto.

O processo de avaliação dos trabalhos prevê uma verificação preliminar pelo Conselho Editorial, que pondera a respeito de sua adequação à linha editorial da Revista OPUS. Em seguida, cada artigo, resenha ou entrevista é avaliado por pareceristas ad hoc, através do processo de avaliação cega por pares (double blind review), que preserva a identidade de colaboradores e consultores. Em caso de empate, é solicitada nova avaliação cega, por um terceiro parecerista. Com o intuito de garantir maior adequação da revista OPUS a um padrão qualitativo internacional, quando pertinente e sempre que possível, solicitamos que as avaliações por pares sejam realizadas por um especialista brasileiro ou estrangeiro sediado em universidade brasileira, e por um brasileiro ou estrangeiro sediado em universidade estrangeira.

Os textos submetidos precisam necessariamente ser originais (não publicados previamente em periódicos nacionais ou estrangeiros); trabalhos anteriormente apresentados oralmente em congressos são considerados originais; textos que constituam versões ampliadas de exemplares previamente publicados em anais de congressos deverão trazer esta informação na primeira página e caberá aos pareceristas ad hoc avaliar se o aprofundamento no assunto é suficiente para que possam ser considerados originais. O conteúdo de cada artigo, resenha ou entrevista é de inteira responsabilidade de seu autor. Os autor(es) que tiver(em) seu texto aprovado estarão cedendo os direitos autorais para publicação, em formato impresso e eletrônico, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da Revista. Lembramos ser permitida a citação de parte dos artigos, desde que a fonte seja identificada.

Para os colaboradores brasileiros que submeterem artigos, resenhas ou entrevistas, é necessário serem sócios da ANPPOM e estarem em dia com a anuidade.

ISSN 0103-7412 (versão impressa)
ISSN 1517-7017 (versão online)