Caderno de Resumos e Anais


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Subárea:
 

Eixo temático 1: Experiências de formação em música: análise de currículos, programas e práticas

A formação do pianista colaborador no curso de bacharelado em piano: realidade e proposições para inserção no mercado de trabalho. PDF
Gisele Pires Mota
Educação musical através da improvisação livre com recursos computacionais: contribuições e desafios PDF
Eduardo Aparecido Lopes Meneses, José Eduardo Fornari Novo junior
Levantamento da produção acadêmica do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP – 2008 a 2011 PDF
Leandro Barsalini, Thamires Raquel Santos Farias
A utilização de ferramentas tecnológicas no contexto acadêmico-científico em música: relatório de um estudo aplicado PDF
Daniel Augusto Oliveira Machado, Andréa Peliccioni Sobreiro, Edite Rocha
Engajamento discente na modalidade mista de ensino: um estudo de caso da aprendizagem musical com redes sociais educativas PDF
Manassés Bispo da Silva, Alex Sandro Gomes

Eixo temático2: Formação de docentes para o ensino superior e de pesquisadores: experiências, estratégias, procedimentos

A teoria de Freidson como ferramenta metodológica para compreensão da profissão do Músico acadêmico PDF
Ana Carolina Nunes do Couto
A formação de professores de música com base nas leis 10.639/03 e 11.645/08 PDF
Angela Elisabeth Lühning

Eixo temático 3: Impactos do ensino superior em música (graduação e pós-graduação): inserção profissional dos egressos

Sociedade e Cultura na Amazônia: a música na pesquisa e na pós-graduação PDF
Rosemara Staub Zago, Lucyanne de Melo Afonso, João Gustavo Kienen
Trompetistas egressos das escolas de música da UFMG e UEMG: Relação entre o processo de formação e atuação profissional PDF
Pedro Francisco Mota, Heinz Karl Schwebel

Subárea: Composição

Planejamento da 3º peça do ciclo Dimensões: contorno e densidade textural PDF
Pedro Miguel de Moraes, José Orlando Alves
Evolution in Musical Contexts: The Software DARWIN PDF
Carlos de Lemos Almada
Ornamental Functions in Textural Domain from the Proposal for a Textural Contour PDF
Daniel Moreira de Sousa, Pauxy Gentil-Nunes
Composition of Two Works for Woodwind Quintet based on the Systemic Modelling of Guarnieri’s Ponteio No. 25 PDF
Marcel Macedo de Castro Lima, Liduino José Pitombeira de Oliveira
Lewin: desenvolvimento de uma calculadora de classes de altura com funções analíticas e composicionais PDF
Hildegard Paulino Barbosa, Raphael Sousa Santos, Liduino José Pitombeira de Oliveira
A utilização descritores de áudio à análise e composição musical assistidas por computador: um estudo de caso na obra Labori Ruinae PDF
Ivan Eiji Simurra
Vetor textural: uma proposta para descrição de eventos texturais PDF
Weskley Roberto Dantas, José Orlando Alves
Análisis de un espacio arquitectónico mediante teoría de contornos y su utilización en la composición de una pieza para sexteto de cuerdas PDF
Héctor Alejandro Garcés Puelma
Projeto Jongo em Concerto: dualidade rítmica e notação PDF
Filipe de Matos Rocha
Using Juggling as a Controller for Computer-Generated Music: An Overview of the Creation of an Interactive System Between Juggling and Electronic Music PDF
Gustavo Silveira
Movimento de derivação gestual textural no I movimento de Codex Troano PDF
André Codeço

Subárea: Educação Musical

Análise microgenética na Educação Musical: algumas discussões PDF
Glauber Resende Domingues
A formação de professores no contexto do ensino de piano PDF
Adriana Moraes Santos
Revisitando o Parecer CNE/CEB nº12/2013: uma análise do texto que fundamenta as políticas públicas para o ensino de música na escola brasileira PDF
Paulo Roberto Prado Constantino
Música na aldeia: experiências de jovens indígenas do IFPA PDF
Mara Pereira da Silva, Delmary Vasconcelos de Abreu
A pesquisa em técnica vocal, voz e canto em Educação Musical: análise dos resumos das dissertações no Brasil PDF
Fábio Miguel, Willian Gomes Pedrozo, Lucas Moutinho, Silvio Fernando Janson, Luís Guilherme Anselmi de Oliveira
Caminhos computacionais para a acessibilidade e a educação musical do deficiente visual PDF
Alexandre Henrique dos Santos, Vilson Zattera, Jose Eduardo Fornari, Adriana Mendes
Formação de professores de Música para o contexto inclusivo: perspectivas de graduandos na preparação para atuar com alunos com deficiência PDF
Regina Finck
Elementos de direção na prática de solfejos rítmicos e melódicos: uma abordagem pedagógica PDF
Graziela Bortz
O ensino da música popular brasileira: algumas considerações PDF
Radegundis Aranha Tavares Feitosa
Supervisão e orientação educacional: possíveis aproximações com as escolas livres de música PDF
Italan Carneiro
Cultura, educação e música: caminho de construção da identidade cultural do sujeito do campo? PDF
Leandro Drumond Marinho
Aprendizagens e testes no sistema avaliativo da certificação de habilidades específicas para o curso superior de música PDF
Roberta Alves Gouveia, Sônia Tereza da Silva Ribeiro
Utilização da intertextualidade na criação de obras didáticas para piano PDF
Fabrício Diniz Honorato, Maria Jose Bernardes Di Cavalcanti
Developmental synesthesia, perception, and performance: challenges and new directions in music education and research PDF
Eduardo Sola Chagas Lima
A teoria schenkeriana e sua utilização no processo de improvisação e criação musicais PDF
Fabio Martins de Almeida
Aprendizagens musicais do Grupo Ticoritmos sob a perspectiva da experiência PDF
Ivy Anne Santos de Assis, Sônia Tereza da Silva Ribeiro
Os ateliês musicais da Pedagogia Freinet: possibilidades de organização do trabalho escolar PDF
Tamya Oliveira Ramos Moreira, Maria Teresa Alencar de Brito
A Academia Lorenzo Fernandez: história e memória do primeiro curso técnico de piano do Piauí PDF
João Valter Ferreira Filho
Mutirão de trêis som: festas de trabalho como base para jogos de improvisação no processo de aprendizagem da viola caipira PDF
Fábio de Souza Miranda, Maria Teresa Alencar de Brito
Traços da história do currículo para a educação musical escolar a partir dos livros didáticos: uma proposta de investigação PDF
Marcus Vinícius Medeiros Pereira
Presença virtual: um estudo sobre a mediação didático-pedagógico musical online de tutores a distância de um curso de licenciatura em música PDF
Ráiden Santos Coelho, Paulo Roberto Affonso Marins
Experiências de estágio supervisionado: recorte de pesquisa sobre a formação do professor de música na Universidade Federal de Uberlândia PDF
José Soares, Gaspar Rodrigues
A metodologia de ensino da clarineta em Belém do Pará: um estudo sobre as práticas de ensino de duas instituições locais e suas contribuições à profissionalização.
Herson Mendes Amorim
A flauta doce como ferramenta de desenvolvimento musical: proposta de atividades para um processo de ensino e aprendizagem em música PDF
Thaynah Patricia Borges Conceição
A educação musical: perspectivas atuais da educação e o papel que as experiências do ensino das bandas de música podem ter nesse contexto PDF
Solon Santana Manica, Michele Irma Santana Manica, Eduardo Lagreca Fan
Inserção profissional em música: atividades profissionais e condições de trabalho de egressos dos cursos técnicos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais PDF
Maria Odília de Quadros Pimentel
Professor pesquisador e a aula de música: um estudo com o quarto ano PDF
Ana Ester Correia Madeira
"Sa-bará-bidu-á": Como é que eu chego lá? PDF
Isac Rodrigues de Almeida
A música e o bebê: percepções de pais participantes de um projeto de musicalização infantil em Santarém, Pará PDF
Iani Dias Lauer-Leite
Ensino coletivo de violão: o perfil do professor, suas metodologias e estratégias organizacionais para o ensino no Programa Mais Educação nas escolas públicas municipais de Manaus PDF
Robert Ruan de Oliveira Barbosa
Parques sonoros nas escolas: experiências de formação em música para professores da rede municipal de São Paulo PDF
Cintia Campolina Onofre
Reflexões sobre o processo de pesquisa: grupos focais com monitores do Programa Mais Educação PDF
Maura Penna
A Mediação Digital e Pedagógica como proposta para a ampliação do significado social do Museu da Música de Mariana PDF
Vítor Sérgio Gomes, Sidiône Eduardo Viana, Gislaine Padula de Morais, José Eduardo Liboreiro, Enzo dos Santos, Paulo Augusto Castagna
Ensino coletivo de guitarra elétrica: relatando estratégias e discutindo a formação docente PDF
José Simião Severo, Luciano Luan Gomes Paiva
Identidade cultural e diversidade: uma reflexão sobre a formação de professores de Música PDF
Renan Santiago de Sousa
Ensino de harmonia e improvisação melódica para coros de igrejas baseado em progressões harmônicas de melodias corais tradicionais PDF
Miriam Emerick de Souza Carpinetti, Cláudio Roberto Cardozo, Ester Garijo Carreira Cardozo, Henri Roberto Leite
Representações sociais na prática de ensino de professores de instrumento PDF
Rosane Cardoso de Araújo
Preparo vocal para coro infantil: alguns pressupostos metodológicos do maestro Henry Leck PDF
Juliana Melleiro Rheinboldt, Angelo José Fernandes
Música na Universidade: os primórdios da formação superior do professor de música no estado do Piauí PDF
João Valter Ferreira Filho
A importância da experiência estética e criativa com a Música na infância: contribuições de Rudolf Steiner PDF
Daniela Amaral Rodrigues Nicoletti, Silvia Pires Cabrera Berg
O método Burge para o desenvolvimento do ouvido absoluto: investigação experimental PDF
Paulo Jeovani dos Santos Junior
Manoel Augusto dos Santos: sua atuação artística e pedagógica no cenário do Recife na década de 1920 PDF
Janete Florencio de Queiroz Albuquerque, Luceni Caetano da Silva
Iniciação musical com introdução ao violão (IMIV) - Propostas de atividades para o ensino coletivo de violão para crianças de 07 a 11 anos de idade PDF
Mabel Carvalho Macêdo

Subárea: Etnomusicologia

Notação musical tradicional de koto em Belém: dialogando com energia musical e escritura musical PDF
Ednésio Teixeira Pimentel Canto
A Pesquisa e o Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará: uma análise interpretativa PDF
Liliam Barros, Rafael Severiano, Sonia Chada
Algumas melodias modais no Coco PDF
Paulo Jose de Siqueira Tine
As mudanças rítmicas e instrumentais do Boi Caprichoso (1913 a 2013) – Parintins/Amazonas PDF
Neil Armstrong Queiroz Natividad, Lucyanne de Melo Afonso, João Gustavo Kienen
Apontamentos acerca da possibilidade de uma compreensão da expressividade musical a partir da Etnomusicologia e da Fenomenologia PDF
Paulo Vinícius Amado
Desafios na troca de informações sonoras e formação musical entre as comunidades Guaranis no sudoeste brasileiro e a sociedade envolvente PDF
Klaus Wernet
Música, memória e lutas de representações na música da Festa do Divino e da Congada de Niquelândia-GO: a reconstrução de um objeto de pesquisa PDF
Felipe Eugênio Vinhal, Magda de Miranda Clímaco
Música indígena e valores culturais guerreiros: aspectos musicais da sociedade Tupinambá no Brasil colonial PDF
Rafael Severiano
Mulher, música e educação indígenas: aspectos da prática e transmissão musical feminina Tupinambá no Brasil colonial PDF
Rafael Severiano
Amanheceu! Pai d’égua, um sonho cabano faz samba de enredo no carnaval paraense PDF
Dayse Maria Pamplona Puget
Valores do choro: um olhar etnográfico sobre compromisso, respeito e informalidade na roda PDF
Renan Moretti Bertho, Lenita Waldige Mendes Nogueira
Cruzamientos y flexibilidades rítmicas del Currulao: desafíos en el proceso de comprensión y transmisión de esta música tradicional colombiana PDF
Maria Ximena Alvarado, Hugo Candelario González
“Origem”, “localismo” e “autenticidade” na “música de Beiradão” amazonense: reflexões a partir do campo PDF
Rafael Branquinho Abdala Norberto
Reflexões iniciais sobre o repertório musical da Ciranda do Sol em João Pessoa-PB PDF
Fábio Henrique Ribeiro, Luis Ricardo Silva Queiroz, Carla Pereira Santos, Wagner Santana de Araújo, Cledinaldo Alves Pinheiro Junior
Vozes ancestrais do samba: memória, estética e comunicação PDF
Denise Barata
Sambas, batuques e sembas: experiências em música popular em Brasil, Moçambique e Angola PDF
Vilson Zattera, Francisco de Assis Santana Mestrinel, Mateus Berger Kuschick, Matheus Serva Pereira
Música autônoma e ideologia: historicidade e desafios para o etnomusicólogo PDF
Rubens Aredes

Subárea: Música e Interfaces (Cognição; Dramaturgia e Audiovisual; Mídia; Musicoterapia; Semiótica)

A presença do imigrante na paisagem sonora brasileira: memória, nomadismo e reterritorialização PDF
Heloi­sa de Araujo Duarte Valente, Isabel Porto Nogueira, Evandro Higa, Marcus Straubel Wolff
Funções narrativas incorporadas da música PDF
Alexandre de Souza Ferreira da Silva Pinto
Semiologia para obras audiovisuais: uma apreciação hermenêutica PDF
José Eduardo Costa Silva
A Trilha Musical da Minissérie A Casa das Sete Mulheres: análise estrutural das canções das personagens principais PDF
Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva
Um sistema computacional de taquigrafia musical para deficientes visuais PDF
Antonio Fernando da Cunha Penteado, Vilson Zattera, Jose Eduardo Fornari
A “audiovisão” como teoria sonora para análise de audiovisual infantil PDF
Nilze de Sá Sampaio, Áureo Deo DeFreitas Júnior
Memórias autobiográficas evocadas por atividades musicais: um estudo com idosos PDF
José Davison da Silva Júnior, Diana Santiago
Voz – ruído na canção popular brasileira mediatizada PDF
Rafaela Rohsbacker Gonzalez
Poesia em movimento: entrelaçamento entre voz e tecnologia em Delusion de Laurie Anderson PDF
Wania Mara Agostini Storolli
A partitura de escuta como suporte para a análise de desenho de som cinematográfico PDF
Marcelo Sarra Nicolino, Regis Rossi Alves Faria
A música no cinema brasileiro: análise da trilha musical do filme Argila PDF
Cintia Campolina Onofre
Coerência e unidade: do gênero operístico aos princípios da música de cinema PDF
Nelson Dias Corrêa
O Poema Sinfônico: desenvolvendo uma apreciação por meio de processos intermidiáticos PDF
Frederico Silva Santos

Subárea: Música Popular

Procedimentos Modais presentes no violão da peça Cego Aderaldo de Egberto Gismonti PDF
Paulo Jose de Siqueira Tine, Mario Adimir Patreze Junior
O maracatu de Egberto Gismonti PDF
Paulo Jose de Siqueira Tine, Vinícius Bastos Gomes
Acaso ou contexto? Considerações sobre a consagração de Tom Zé no mercado internacional PDF
Guilherme Araujo Freire
A marginalidade estratégica de Tom Zé: tensionando cânones e padrões da MPB PDF
Guilherme Araujo Freire
Contagem regressiva: soluções de Coltrane para problemas do ciclo de terças maiores na viragem dos anos 1950/1960 PDF
Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas
A música popular como um campo de trabalho produtivo ao capital: um estudo (em andamento) com músicos atuantes na cidade do Rio de Janeiro PDF
Luciana Requião
O rock alternativo de Goiânia e o residual: um enfoque do representacional PDF
Pedro Bernardi, Magda De Miranda Clímaco
“Amar será meu fim”: amores e desamores em canções de Adelino Moreira e Antônio Carlos Jobim PDF
Adelcio Camilo Machado
Vera cruz: entre a instabilidade, a ambiguidade e a náusea nas versões de Milton Nascimento e Wayne Shorter PDF
Vinicius Moreira Corilow
Luiz Gonzaga em arranjos corais PDF
Carolina Andrade Oliveira, Susana Cecilia Igayara-Souza
Homenagem a Paulo Moura de Belini Andrade: aproximações e distanciamentos do choro tradicional PDF
Leonardo Barreto Linhares, Fausto de Oliveira Borém
Três canções da repressão à transição democrática (1971-1986): impasses, ruínas e estilhaços PDF
Sheyla Castro Diniz, Vinicius José Fecchio Gueraldo, Renato Gonçalves Ferreira Filho
Soluções para o uso de ciclos de terças no acordeão de 120 baixos: um estudo sobre o standard de jazz Giant Steps PDF
Guilherme Souza Ribeiro, Clifford Hill Korman
O compositor Sebastião Tapajós e sua obra para violão solo PDF
Ismael Lima do Nascimento
Do samba ao rap: a malandragem, o trabalho e a violência como temas da canção popular brasileira PDF
Walter Garcia, Marcelo Costa Segreto, Martin Loffredo Nery
A guitarra tropicalista de Lanny Gordin PDF
Gustavo Monteleone da Silva, Hermilson Garcia do Nascimento
Os grupos de choro dos anos 1990 no Rio de Janeiro: suas re-leituras dos grandes clássicos e inter-relações entre gêneros musicais PDF
Sheila Zagury
A cultura da viola caipira na região de São João del-Rei-MG: uma análise de trajetórias PDF
Cassio Tadeu de Resende, Marcos Edson Cardoso Filho
Remeleixo: o improviso, os conflitos, as escolhas PDF
Gabriel S. S. Lima Rezende, Almir Côrtes
Um estudo epistemológico sobre a biografia do 1º mestre sala da escola de Samba Unidos da Piedade: aspectos da cultura musical capixaba em torno do samba PDF
Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues
Guitarra elétrica e licença jazzística no samba Alienadinho, de Heraldo do Monte. PDF
Hermilson Garcia do Nascimento
A voz e a não palavra em Minas, de Milton Nascimento PDF
Luciano Cintra Silveira
A performance vocal na canção urbana latino-americana: proposta de estudo a partir das experiências do tango, samba e guarânia PDF
Analía Chernavsky

Subárea: Musicologia e Estética Musical

Os aspectos do processo de transcrição do manuscrito (MM 4806) Concerto de violino a solo de José Palomino (1753-1810) PDF
Francisco Jayme Cordeiro Costa
José Pedro de Sant’Anna Gomes, a loja Independência e o panoptismo PDF
Alexandre José de Abreu
A estátua de Verdi em São Paulo: entre identidades e estranhamentos PDF
Alexandre José de Abreu
A Preis-Messe “Salve Regina” de Johann Gustav Eduard Stehle em quatro acervos musicais brasileiros: o modelo romanizado de acompanhamento instrumental e as distintas negociações em relação à norma PDF
Fernando Lacerda Simões Duarte
Trajetórias da representação do profano em música em dois sistemas religiosos cristãos durante o século XX PDF
Fernando Lacerda Simões Duarte
Memórias da restauração: aspectos da obra musical de Ernani Méro e M. Bezerra no contexto musical católico pós-conciliar PDF
Fernando Lacerda Simões Duarte
Proporção sêxtupla: um estudo comparativo de sua representação de acordo com o tratado A Plaine and Easie Introduction to Practicall Musicke PDF
Nathália Domingos
Dies irae: tempesta e ombra em missas de réquiem luso-brasileiras PDF
Ágata Yozhiyoka Almeida, Diósnio Machado Neto
A formação vocal-instrumental dos Responsórios para Sábado Santo (Sicut ovis), de David Perez (1711-1788): um problema textual estrutural PDF
Carlos Alberto Figueiredo
A construção urbano-sonora de Blumenau nas décadas de 1970 e 1980: a música como representação do imaginário social PDF
Camila Werling
Miklós Rózsa e sua “vida dupla”: compositor de trilhas sonoras de filmes versus compositor de música de concerto? PDF
Hugo Leonardo Morais de Freitas, Valério Fiel da Costa
A Música em Ribeirão Preto a partir de Arquivos Públicos e Privados PDF
Gisele Laura Haddad
O canto coral centenário de Blumenau: tradição e significado PDF
Roberto Fabiano Rossbach
Atuação feminina no cenário musical do Rio de Janeiro (1890-1910) PDF
Aline Santos da Paz Souza
A Morte nos madrigais de Carlo Gesualdo: um estudo sobre o amadurecimento da escrita do compositor através da análise deste termo poético PDF
Rafael Luís Garbuio, Carlos Fernando Fiorini
Problematizações da metáfora organicista em música e apresentação de um modelo rizomático PDF
Rafael Moreira Fortes
Audiocenas: integração entre som e imagem a partir da arte rapsódica homérica PDF
Marcus Mota
Musica Spirituale, libro primo: a edição original, de 1563, e a moderna, de 2001 PDF
Daniela Francine Lino Popolin, Carlos Fernando Fiorini
Práticas e usos musicais no Piauí: apontamentos históricos PDF
João Valter Ferreira Filho
Pesquisa digital em polifonia renascentista: protocolo investigativo e transcrição de um madrigal de Ruggiero Giovanelli (ca.1560-1625) PDF
Munir Machado de Sousa Sabag
O ideal de expressão na música européia do século XVI ao XVIII: investigações estéticas sobre as bases declamatórias e retóricas do canto e seus vínculos com a música instrumental do período PDF
Ticiano Biancolino, José Henrique Martins
As Seven Tears de John Dowland: Lachrimae Verae PDF
Juliana Vasques
Considerações sobre a música italiana no Des Critischen Musicus an der Spree (1750) de Friedrich Wilhelm Marpurg: diálogo com o cultivo da língua no século XVII e a formação do gosto musical alemão PDF
Stéfano Paschoal
Lyotard e Feldman: ecos do agora de Newman. PDF
João Paulo Costa do Nascimento
A crítica na mudança dos paradigmas da apreciação musical do século XX PDF
Maria Aparecida dos Reis Valiatti Passamae
Reagir, de Luciano Gallet, e seus desdobramentos na imprensa carioca de março a junho de 1930 PDF
Marcelo Alves Brum
Um refletir meta-discursivo sobre categorias histórico-musicológicas PDF
Tiago Pereira
A construção e manutenção do Teatro Municipal de São Paulo: análise a partir da normativa paulistana produzida na Primeira República PDF
Rafael de Abreu Ribeiro
A criação musical dos compositores Camargo Guarnieri e Francisco Mignone sob a influência da música afro-brasileira: propostas, preocupações e soluções PDF
José Roberto de Paulo
A musicologia feminista de Susan McClary e a crítica de Suzanne Cusick PDF
Tânia Mello Neiva
Na ciranda do Villa: investigação em torno da Ciranda das Sete Notas de Villa-Lobos PDF
Lamartine Silva Tavares, Johnson Machado
A Bota do Diabo de Chiquinha Gonzaga: tecendo os fios entre texto e música
Flávio Cardoso Carvalho
Música e dominação cultural em Campinas nos primeiros anos da República PDF
Mariana de Oliveira Candido, Lenita Waldige Mendes Nogueira
Husserl e Schaeffer: todos e partes, objetos e estruturas PDF
Glaucio Zangheri
A Société Musicale Indépendante – SMI: uma alternativa ética? PDF
Danieli Veronica Longo Benedetti
Reconsiderações sobre suposta ruptura composicional advinda da chegada de György Ligeti ao Ocidente PDF
Helder Danilo Capuzzo, Luciana Sayure Shimabuco
Diferenças espectrográficas da emissão do canto belting e do canto lírico PDF
Adriana Barea Cardoso, Angelo José Fernandes, Cassio Cardoso-Filho
Tendências composicionais de Radamés Gnattali nas décadas de 1930 e 1940 à luz dos movimentos musicais PDF
Eduardo Fernando de Almeida Lobo
Carlos de Mesquita e os Dez Estudos de Concerto, op.73 PDF
Frederico Silva Santos
Relações musicais luso-brasileiras: o caso de As Uyáras PDF
Ana Maria Liberal, Luiz Guilherme Goldberg
Perguntas e respostas sobre um moteto do Padre José Maurício PDF
Lutero Rodrigues Rodrigues

Subárea: Perfomance

Cadências renascentistas: um estudo interpretativo na obra "O Domine Iesu Christe" de Palestrina PDF
Cristiane A. M. R. Martins
Estudo n. 1 (Tróis Études) de Henrique Oswald: uma abordagem técnico-interpretativo e a importância do compositor PDF
Juliano Alves dos Santos, Maurícy Martin
Comunicação de emoções básicas em performances ao vivo de Ponteios de Guarnieri: percepção por estudantes de música PDF
Heidi Kalschne Monteiro, Ney Fialkow, Regina Antunes Teixeira Dos Santos
Tipologias do gesto corporal: revisão da literatura e proposta para a análise de performances violonísticas PDF
Bruno Madeira, Fabio Scarduelli
Round about Debussy de Flávio Oliveira: a colaboração compositor-interprete na construção de uma interpretação musical PDF
Pamela Santos Ramos, Catarina Leite Domenici
O estudo consciente e o desenvolvimento da performance violonística: olhares sobre um tema esquecido PDF
Lucas Ferreira Piccoli, Ezequias Oliveira Lira
A prática da diminuição nos madrigais renascentistas: uma abordagem prática e teórica a partir da concepção de um concerto PDF
Giulia da Rocha Tettamanti, Fernando Luiz Cardoso Pereira, Ligiana Costa Araújo
Estratégias para a performance de música contemporânea com coros amadores: Beba Coca Cola de Gilberto Mendes e o Coro Juvenil da UEL PDF
Fernando Magre, Silvia Maria Pires Cabrera Berg
Leitura à primeira vista: um estudo com organistas PDF
Alexandre Fritzen da Rocha, Any Raquel Carvalho
Do reconhecimento à integração: um relato de experiência de fluxo no estudo do piano PDF
Denise Maria Bezerra
A notação de bateria no Concerto Carioca n. 2 de Radamés Gnattali e suas implicações interpretativas. PDF
Lucas Baptista Casacio, Fernando Hashimoto
Variações sobre Juazeiro, uma contribuição para o repertório de música de concerto na perspectiva do recital didático PDF
José Wellington Borges Araújo Júnior, Jorge José Ferreira de Lima Alves
Envelhecimento e classificação vocal PDF
Flávio Cardoso Carvalho
Desempenho pianístico e Rodízio: um sistema de organização do estudo baseado na distribuição e variabilidade da prática PDF
Maria Bernardete Castelan Póvoas
O desenvolvimento da memória musical na prática pianística: um estudo das entrevistas realizadas com bacharelandos em piano da UDESC PDF
Lucas Farias Silvano, Luís Cláudio Pereira da Silva Barros
Do piano ao violão: dificuldades técnicas na suíte Imágenes para violão de Carlos Aguirre PDF
Rafael Iravedra
Francisco Mignone: música para fagote PDF
Aloysio Moraes Rego Fagerlande, Ana Paula da Matta Machado Avvad, Raquel Santos Carneiro, Carlos Henrique Bertão
Fotografias sonoras de três performances: análise espectral da "Danza Paraguaya nº 1" de Agustin Barrios PDF
Carlos Alfeu Guerra Gomes, Edite Rocha, Alfredo Ribeiro, Flávio Barbeitas
Ferramentas para a expressividade na performance ao violão: um estudo a partir de métodos e tratados PDF
Fabio Scarduelli
A Teoria dos Círculos Colaborativos de Michael Farrell: uma abordagem analítica da relação intérprete e compositor na criação da obra Átimo PDF
Rafael de Mello Matos, Fernando de Oliveira Rocha
Domenico Scarlatti ao piano: investigações estilísticas em busca de referenciais interpretativos PDF
André Leme Pédico, André Leme Pédico
A Vida pela Flor como forma de estudo na clarineta: aspectos técnicos e comparativos ao método Klosé PDF
Daniel Souza de Araujo, Johnson Joanesburg Anchieta Machado
Parâmetros rítmicos e interfaces gestuais em ambientes de performance: desdobramentos de uma pesquisa concluída PDF
Ana Luisa Fridman, Jônatas Manzolli
Reflexos da tradição oral em uma edição de performance: a Habanera de Salvador Amato PDF
Rodrigo Olivárez, Fausto Borém
Variações de timing e escolhas estéticas na gravação histórica do Andante do Concerto Op.3 de Serge Koussevitzky PDF
Alfredo Ribeiro, Fausto Borém, Edite Rocha
Três tocatas armoriais para violão solo do compositor Danilo Guanais PDF
José Paulo Pereira, Ezequias Oliveira Lira
A canção “Quando ela fala” de Achille Picchi: aspectos interpretativos por meio da análise poético-musical. PDF
Rafaela Haddad Costa Ribas, Adriana Giarola Kayama
Considerações sobre os pianos utilizados por Johannes Brahms e eventuais implicações em suas obras. PDF
Luiz Guilherme Pozzi, Eduardo Henrique Soares Monteiro
Espaço pessoal e trajetórias – do corpo na ação pianística PDF
Vânia Eger Pontes, Jônatas Manzolli
Considerações sobre a produção acadêmica na área de pedagogia do piano: superando dicotomias ao definir alguns princípios que norteiam a realização de um evento voltado à formação inicial e continuada de professores de piano PDF
Claudia Fernanda Deltregia
"Variações sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros"para quinteto de sopros, de Ronaldo Miranda: uma abordagem interpretativa através da experiência camerística e proposta de edição. PDF
Ivan Ferreira do Nascimento
Padrões morfológicos em duas peças de caráter aberto da escola de Nova York PDF
Luã Nóbrega de Brito, Valério Fiel da Costa
Uma nova proposta para Clapping Music, de Steve Reich: arranjo e adaptação para instrumentos de percussão e dispositivos eletrônicos PDF
Fernando Bueno Menino, Cleber da Silveira Campos
Apontamentos Técnico-Interpretativos em For Cello de Jocy de Oliveira PDF
Fernanda Rosa Machado, Cleber da Silveira Campos
A dinâmica na caracterização do timbre na Música para Trompete Solo, de Estercio Marquez Cunha: uma análise a partir de gráficos gerados pelo Sonic Visualiser PDF
Alessandro da Costa, Antonio Marcos Souza Cardoso
Sinfonia ou Suíte dos Orixás? Uma discussão sobre a performance da obra de Almeida Prado PDF
Carlos Fiorini
Construção de uma performance em conjunto a partir de um estudo de parâmetros acústicos PDF
Thais Fernandes Rodrigues dos Santos, Raquel Santos Carneiro, Aluizio Barbosa de Oliveira Neto, Maurício Alves Loureiro
Do imagético da estética Armorial à sua ambiência sonora no ciclo de canções Visagem de Nelson Almeida PDF
Virginia Cavalcanti Santos, Rucker Bezerra de Queiroz
Uma didática transpessoal aplicada à prática pianística: reflexões sobre um estudo de casos múltiplos PDF
Denise Maria Bezerra, Maria Bernardete Castelan Póvoas
Prelúdio n. 2 de Claudio Santoro para violão: soluções interpretativas em diálogo com a análise musical PDF
Felipe Garibaldi de Almeida Silva
Agustín Barrios no Brasil: um relato de pesquisa
Cyro Mauricio Delvizio
O intérprete-compositor em “Apanhador de Sonhos”, de Valério Fiel da Costa PDF
Mário Augusto Ossent Del Nunzio

Subárea: Sonologia

Partituras gráficas: diversas possibilidades expressivas e interpretativas PDF
Jonathan Xavier Andrade, Miguel Eduardo Diaz Antar
Um Panorama da Música e da Paisagem Sonora da Grande Guerra na Inglaterra e seus Símbolos Sonoros: apontamentos preliminares PDF
Willian Gomes Pedrozo
Oceanos (2014) para sax alto e eletrônica: composição e performance voltadas para a morfologia sonora PDF
Danilo Rossetti, José Carvalho
Perspectivas para o desenvolvimento da interação na livre improvisação musical PDF
Miguel Eduardo Diaz Antar
Da ruptura com a tradição à tradição improvisada PDF
Miguel Eduardo Diaz Antar, Itamar Dantas de Oliveira
Centros e contornos: mudança e instabilidade na música atual PDF
Lilian Campesato
As Is: expandindo o espaço da apresentação musical PDF
Fábio Wanderley Janhan Sousa, Jalver Bethônico
Escuta pela máquina e máquinas de escuta: a machine listening e o solfejo PDF
José Henrique Padovani
Ritmos a-métricos: análise e síntese PDF
Rodolfo Caesar

Subárea: Teoria e Análise Musical

Três conceitos norteadores dos processos composicionais de Olivier Messiaen PDF
Adriana Lopes Moreira, Aline da Silva Alves, Denise Mayumi Ogata
Aspectos da Teoria Neo-riemanniana PDF
Adriana Lopes Moreira, Daniel Paes de Barros, Denise Mayumi Ogata
Forma e densidade na Sinfonia em quadrinhos de Hermeto Pascoal PDF
Thiago Cabral
Análise espectromorfológica da peça El Oro: o panorama sonoro de Mesias Maiguashca PDF
Jonathan Xavier Andrade
Análise musical de “Corpo de Fogo”, primeira parte dos Pequenos Funerais Cantantes (1969) de Almeida Prado PDF
Tadeu Moraes Taffarello, Luciana Gastaldi Sardinha Souza, Diego Luciano Rodolfo, Daniel Henrique Hilário
Três abordagens analíticas da melodia de Melopéias n. 3/I para flauta solo de Guerra-Peixe PDF
Daniel Moreira de Sousa, Pauxy Gentil-Nunes, Carlos de Lemos Almada
Considerations on Developing Variation in Brazilian Romantic Music: The First Movement of Leopoldo Miguéz´s Violin Sonata Op. 14 PDF
Desirée Johanna Mayr
Perspectivas teóricas e analíticas para a música polifônica imitativa dos séculos XIV ao XVI. PDF
Marcos Pupo Nogueira, Fernando Cardoso, Carlos Henrique Cascarelli Iafelice
Análisis de la obra Mística n. 9, III Movimiento, de Alberto Villalpando: interacciones estéticas, poéticas, y estructurales en música de concierto de Bolivia de Siglo XXI PDF
Gabriel Ferrão Moreira, Melanie Kristel Camacho Lagos
A música indeterminada de John Cage: a relação compositor-intérprete PDF
Nathália Angela Fragoso Rossi, Rogério Vasconcelos Barbosa
Fundamentos para construção de coleções referenciais na música pós-tonal PDF
Joel Miranda Bravo de Albuquerque, Paulo de Tarso Salles
Análise musical da peça Poesilúdio n. 1, para violão solo, de Almeida Prado PDF
Carolina Andrade Oliveira
Análise da Sonata para viola e piano de Radamés Gnattali: primeiro movimento PDF
Maria Aparecida dos Reis Valiatti Passamae, Felipe Mendes de Vasconcelos
Pós-minimalismo na obra Diálogo de ruptura de Gilberto Mendes PDF
Rita de Cássia Domingues dos Santos, Ligia Alves Figueiredo
Perspectivas para análise de composições interculturais na música contemporânea a partir dos anos 1960 PDF
Potiguara Curione Menezes
Particionamento de unidades poiéticas PDF
Rafael Moreira Fortes
O boi e o curral: o problema de definição da forma d’ O Boizinho de Chumbo de Heitor Villa-Lobos PDF
Walter Nery Filho, Paulo de Tarso Salles
O acorde de sexta aumentada: considerações sobre sua origem, função e tipologia PDF
Alexandre Jorge de Andrade Negri Júnior
Linguagem musical do primeiro movimento do Concerto Duplo de Ligeti: sinais intervalares e seu contexto harmônico PDF
Luís Otávio Teixeira Passos, Halley Chaves da Silva
A orquestração do Prelúdio de Condor, de Antônio Carlos Gomes PDF
Isaac William Kerr, Lenita Waldige Mendes Nogueira, Marcos da Cunha Lopes Virmond
A teoria schenkeriana e sua relação com a forma musical PDF
Fabio Martins de Almeida
Da figura ao gesto: os tropos da música contemporânea PDF
William Teixeira da Silva
Wie bin ich froh! op. 25 nº1 para Voz e Piano de Anton Webern, possíveis associações entre texto, estrutura e forma das séries empregadas – Janelas Hermeneuticas PDF
Ernesto Frederico Hartmann, Ronal Xavier Silveira
Escala Dual: uma coleção singular da música de Dmitri Chostakóvitch PDF
Luciano de Freitas Camargo


XXV Congresso da ANPPOM
Vitória, ES - 17 a 21 de Agosto de 2015.

ISSN 1983 - 5973